Como você sabe se alguém realmente te ama ?

Osho is Love

Osho – Há três camadas do indivíduo humano : sua fisiologia, o corpo, a sua psicologia, a mente , e seu ser, seu eu eterno. Amor pode existir em todos os três planos, mas as suas qualidades serão diferente. No plano da fisiologia do corpo, é simplesmente sexualidade. Você pode chamar isso de amor, porque a palavra ‘amor’ parece ser poética, bela. Mas noventa e nove por cento das pessoas estão chamando de sexo o amor. Sexo é biológico, fisiológico. Sua química, seus hormônios – tudo material é envolvido.

Você se apaixona por uma mulher ou um homem. Você pode descrever exatamente porque essa mulher lhe atraiu? Certamente você não pode ver seu “eu”, você ainda não viu o seu “eu” próprio ainda. Você não pode vê-la, a psicologia também, porque para ler a mente de alguém não é uma tarefa fácil. Então, o que você encontrou na mulher? Algo em sua fisiologia , na sua química, nos seus hormônios, se sente atraído por hormônios da mulher, sua fisiologia, sua química. Este não é um caso de amor, este é um caso químico.

Basta pensar : a mulher por quem que se apaixonou vai ao médico, tem seu sexo mudado, começa a crescer uma barba e bigode. Você ainda vai ser amá-la? Nada mudou, somente a química, os hormônios. Onde está o seu amor?

Apenas um por cento das pessoas sabe um pouco mais. Poetas, pintores, músicos, dançarinos, cantores têm uma sensibilidade que eles podem sentir além do corpo. Eles podem sentir as belezas da mente, as sensibilidades do coração, porque eles vivem no avião de si.

Lembre-se que como uma regra básica: onde quer que você viva, você não consegue ver para além disso. Se você vive em seu corpo, se você pensa que é só seu corpo, você só pode ser atraído para o corpo de alguém. Este é o estágio fisiológico do amor. Mas um músico, um pintor, um poeta, vive em um plano diferente. Ele não pensa, ele se sente. E porque ele vive em seu coração, ele pode sentir o coração da outra pessoa. Isso é normalmente chamado de amor . É raro. Eu estou dizendo que apenas um por cento talvez, de vez em quando .

Por que muitas pessoas não se deslocam para o segundo plano, porque é tremendamente belo? Mas há um problema: qualquer coisa muito bonita é também muito delicada. Não é hardware, que é feito de vidro muito frágil. E uma vez que um espelho caiu e quebrou, então não há nenhuma maneira de colocá-lo em conjunto. As pessoas estão com medo de ficar muito envolvidas, de chegarem às camadas delicadas de amor, porque nesse estágio o amor é tremendamente belo mas também tremendamente mudando.

Sentimentos não são pedras, são como as rosas. É melhor ter uma rosa de plástico, porque ele vai estar lá sempre, e cada dia você pode dar-lhe um banho e vai estar fresca. Você pode colocar algum perfume francês nela. Se sua cor desbota você pode pintá-la novamente. O plástico é uma das coisas mais indestrutíveis do mundo. É estável, permanente, portanto, as pessoas param no fisiológico. É superficial, mas é estável.

Poetas são conhecidos, os artistas são conhecidos por se apaixonar quase todos os dias. Seu amor é como uma rosa. Enquanto ele está lá é tão perfumado, tão vivo, dançando ao vento, à chuva , ao sol, afirmando a sua beleza. Mas, à noite, pode ter ido embora, e você não pode fazer nada para impedi-lo. O amor mais profundo do coração é como uma brisa que entra em seu quarto, traz sua frescura, frieza, e então ele se foi. Você não pode agarrar-se o vento em seu punho.

Muito poucas pessoas são tão corajosas para viver com um momento-a-momento, de mudança de vida . Assim, elas decidiram cair em um amor em que podem depender. Eu não sei que tipo de amor você conhece – muito provavelmente o primeiro tipo, talvez, o segundo tipo . E você tem medo de que, se você chegar ao seu ser, o que vai acontecer com o seu amor? Certamente terá desaparecido – mas você não vai ser um perdedor. Um novo tipo de amor irá surgir o qual surge apenas, talvez, para uma pessoa em milhões de pessoas. Que o amor só pode ser chamado de amorosidade .

O primeiro amor deve ser chamado de sexo. O segundo amor deve ser chamado de amor . O terceiro deve ser chamado de amorosidade – uma qualidade, sem solução – e não possessivo e não permitir que ninguém te possuir . Essa qualidade amorosa é uma revolução tão radical que mesmo concebê-la é muito difícil.

Jornalistas têm me perguntado: ” Por que há tantas mulheres aqui ? ” Obviamente, a questão é relevante, e eles ficam chocados quando eu as respondo. Eles não estavam esperando a resposta. Eu disse -lhes: ” Eu sou um homem. ” Eles olharam para mim, incrédulos. Eu disse: ” É natural que muito mais mulheres vão estar aqui , pela simples razão de que tudo o que eles têm conhecido em sua vida antes era um ou outro sexo, ou, em casos raros, talvez alguns momentos de amor. Mas elas nunca chegaram a conhecer o sabor da amorosidade. “Eu disse a esses jornalistas: “Mesmo os homens que você vê aqui têm demonstrado muitas qualidades femininas neles que foram reprimidas na sociedade lá fora . “

Desde o início, um menino é dito: “Você é um menino, não uma menina. Comporte-se como um menino! Lágrimas estão bem para uma menina, mas não para você. Seja viril.” Assim, cada menino vai cortando suas qualidades femininas. E tudo o que é bonito é feminino. Então, finalmente, o que resta é apenas um animal bárbaro. Toda a sua função é reproduzir filhos. A garota não é permitido ter qualquer coisa com qualidades masculinas. Se ela quiser subir numa árvore ela será imediatamente interrompida, “Isto é para meninos, não para meninas! ” Estranho ! Se a menina tem o desejo de subir na árvore, que é a prova suficiente de que ela possa fazer isso.

Todas as sociedades antigas criaram roupas diferentes para homens e para mulheres. Isso não está certo, porque cada homem é uma mulher. Ele vem de duas fontes: seu pai e sua mãe. Ambos contribuíram para seu ser. E cada mulher é também um homem. Nós destruímos tanto. A mulher perdeu toda a coragem, aventura, raciocínio , lógica, porque essas são consideradas as qualidades de um homem. E o homem perdeu a graça, sensibilidade, compaixão, bondade. Ambos tornaram-se a metade. Este é um dos maiores problemas que temos que resolver – pelo menos para o nosso povo.

Meus sannyasins precisam ser ambos: metade homem, metade mulher. Isso vai torná-los mais ricos. Eles terão todas as qualidades que estão disponíveis para os seres humanos, não apenas metade. Ao ponto de ser, você simplesmente ter uma fragrância de amorosidade. Os jornalistas me perguntaram: “Você ama Sheela?” Eu disse: “Claro. Mas eu amo tantas mulheres que eu não sei mesmo seus nomes. E não só as mulheres – Eu amo tantos homens, porque eles também são metade mulher” Em um milhão de sannyasins ao redor do mundo , não posso apontar para uma só pessoa e dizer:” Esta é a pessoa que eu amo “Eu posso simplesmente dizer. . “Eu te amo . ” Quem está pronto para receber meu amor … está disponível. Portanto, não tenha medo. Seu medo está certo: o que você pensa de como o amor irá embora, mas o que virá em seu lugar é imenso, infinito. Você será capaz de amar sem ser anexado. Você será capaz de amar muitas pessoas porque amar uma pessoa é manter-se pobre. Que uma pessoa pode dar uma certa experiência de amor, mas amar muitas pessoas….

Você ficará surpreso que cada pessoa lhe dá um novo sentimento, uma nova canção, um novo êxtase. Por isso, eu sou contra o casamento. Na minha visão, casamentos na comuna devem ser dissolvidos. As pessoas podem viver juntos toda a sua vida, se quiserem, mas isso não é uma necessidade legal. As pessoas devem estar se movendo, tendo as maiores experiências de amor possíveis. Elas não devem ser possessivas. A possessividade destrói o amor. E eles não devem ser possuído, porque isso novamente destrói o seu amor.

Todos os seres humanos são dignos de serem amados. Não há necessidade de ser amarrado a uma pessoa por toda a sua vida. Essa é uma das razões pelas quais todas as pessoas ao redor do mundo parecem tão entediadas. Por que elas não podem rir como você? Por que eles não podem dançar como você? Eles estão acorrentados com correntes invisíveis: casamento, família, marido, esposa, filhos. Eles estão sobrecarregados com todos os tipos de deveres, responsabilidades, sacrifícios. E você quer sorrir e rir e dançar e se alegrar ? Você está pedindo o impossível. Faça o amor das pessoas livres, as pessoas não-possessivo. Mas isso só pode acontecer se na sua meditação você descobrir o seu ser. Não é nada para a prática.

Eu não estou dizendo para você : “Hoje você vai para alguma outra mulher apenas como uma prática.” Você não vai conseguir nada, e você pode perder sua esposa. E de manhã você vai parecer ridículo. Não é uma questão de prática , é uma questão de descobrir o seu ser. Com a descoberta de ser segue a qualidade de amor impessoal. Então você simplesmente ama. E continua se espalhando. Em primeiro lugar, é ser humano, logo em seguida, animais, pássaros, árvores, montanhas, estrelas. Um dia em que toda essa existência sua amada. Esse é o nosso potencial. E quem não está conseguindo isso está desperdiçando sua vida.

Sim, você terá que perder algumas coisas, mas eles são inúteis. Você estará ganhando tanto que você nunca vai pensar novamente sobre o que você perdeu. A amorosidade impessoal pura, que pode penetrar no ser de qualquer um – que é o resultado do estado meditativo, de silêncio, de mergulho profundo dentro do seu próprio ser. Estou simplesmente tentando persuadi-lo. Não tenha medo de perder o que você tem.

Osho, da Morte para a Imortalidade , Discussão n º 17

3 thoughts on “Como você sabe se alguém realmente te ama ?

  1. Legal a mensagem, mas nenhuma mulher aceitaria que eu dissesse que amo outra mulher além dela, muito menos que amo um homem, não acho que alguém precise “transcender” para ser feliz, muito menos para amar. Precisa é ter coragem, isso sim. Coragem para parar de perseguir uma felicidade idealizada, coragem pra fazer o que o coração quer e bancar isso até onde der, e se der merda, coragem pra juntar os cacos, lamber as feridas, levantar a cabeça e seguir em frente…

  2. Nenhuma mulher das quais vocÊ tem conhecido. Talvez em comunidades como “POoliamor” ou “Relações Livres” Você encontre alguém ou talvez um dia entenda que não falo aqui de amor sexual e sim de AMOR EM SI. A felicidade dos outros não é a nossa e não é porque o outro não me aceita q eu serei como ele quer, saca? ;-)

    Aqui convém aceitar o que é nosso e aceitar o outro completamente. Aí sim, veremos o AMOR, a tal da COMPAIXÃO. ;-) é disso que estamos falando.

  3. Oi Jazz, eu usei a questão de amar mais de uma mulher apenas como um exemplo, não é algo que eu busque, uma já é complicada, imagine várias ;)… além de ser muito caro ;)… e eu ainda teria que lidar com várias sogras, rs… sei que “relações livres” ou “poliamorosas” existem, mas mesmo nesse tipo de relação acredito haver um parceiro(a) principal ao qual o vínculo é mais forte e fatores principalmente sexuais ligando esse casal aos seus multiplos(as) parceiros(as) individuais, por isso eu acho que esse talvêz não seja um exemplo adequado para o tipo de amor ao qual penso que Osho fala no texto, ou não…

    Sobre o que escreví, eu não estava me referindo ao amor sexual, eu sei que Osho não trata no texto somente do amor físico, mas do amor em sí, um amor mais espiritual, acontece que ele próprio coloca esse amor em um patamar praticamente inalcançável, aonde eu teria que praticamente me transcender para um outro nível espiritual e ser quase um Sidarta para vivenciá-lo, então vem a pergunta, eu preciso desse amor inalcançável para ser feliz? eu preciso me transformar em um ser hiper evoluído espiritualmente, totalmente desapegado das questões fisicas e sentimentos mundanos para viver um amor de alta qualidade que seja bem maior que um simples amor carnal/físico/trepada? eu preciso me deslocar para alguma comunidade de Osho, seguir seus ensinamentos, meditar e fazer mil outras coisas por sabe-se lá quantos anos, para evoluir espiritualmente e ser “poliamoroso” com todas as pessoas, homens e mulheres, da comuna para experimentar um tipo de amor cujas palavras são incapazes de descrever e que, estranhamente, Osho é um dos raros privilegiados no mundo conhecedor desse amor? Eu preciso me fundir ao cosmo e amar masculina, feminina e espiritualmente toda a humanidade, a natureza, a vida, o universo e tudo mais, pra ser feliz? pra vivenciar um ou mais amores de qualidade, instigantes, evolutivos e, porque não, prazerosos?

    Sinceramente? eu acho que não.

    Eu penso que posso ter muito disso ao meu alcance e talvêz bem perto de mim, posso vivenciar um pouco desse amor de meus parentes próximos, pais e irmãos, tentando retribuir tudo de bom que me fizeram e corrigir/compensar as merdas que tenha feito ou dito a eles e que os tenha machucado, principalmente meus pais, enquanto estão vivos… posso ter um pouco desse amor brincando e convivendo mais com meu filho… posso ter um pouco desse amor brincando loucamente com meu cachorro! rsrs… e posso, porque não, ter um pouco desse amor de uma parceira de cama e de vida, enquanto a vida, o amor ou a cama durarem…

    Claro que isso daria (muito) trabalho, ter de sair da minha zona de conforto, possivelmente me emputecer com alguém algumas (muitas) vezes, me ferrar em (varias) outras, engolir (muitos) sapos, pedir (muitas) desculpas, ligar o foda-se de vez em quando (o tempo todo), mas acho muito melhor que correr atras da felicidade impossível de um amor inalcansável…

    Era disso que eu tava falando! Saca ? ;)

    Beijos!

    Apesar de tudo, concordo com ele em um ponto, não sou contra o casamento, mas sou contra a obrigação de estar junto quando o amor acaba!

    Beijos 2 – A Missão!

    Uma última coisa, não vejo problema em mudar por causa do outro, porque as vezes o outro quer que nós mudemos para o nosso bem, para a nossa melhoria como pessoa, nossa evolução, e as vezes essa mudança não ocorre por exigir que saiamos da nossa zona de conforto ou por causa do nosso ego, pra não dar o braço a torcer, assumir que estamos errados ou temos defeitos. O problema é mudar para atender os caprichos do outro, aí são outros quinhentos, mas eu acho que foi isso que você quis dizer… :D

    Beijos 3 – O Desafio Final!

Deixar uma resposta

