Só os ignorantes são felizes

Como dizia Rousseau: o homem é bom, a sociedade os corrompe. Ela faz com que se tornem desiguais, uns abusam dos outros e blá blá blá.

Nem todos lêem filosofia, nem todos absorvem como devem. Alguns levam a todos, mesmo aos mais loucos e bêbados, como aqueles que possuem a verdade absoluta.

E quanto mais se sabe, mais infeliz é a pessoa, mais indignada ela fica com a podridão da sociedade e é sempre o mesmo discurso.

Escrevem, afundam-se em drogas e fazem de sua vida uma passagem medíocre, afinal, o homem, biologicamente falando, É inegavelmente, um ser social. Sozinho, ele fica louco.

Como ficaram grandes filósofos e como eu vejo seus seguidores ficarem. Bebem para se entorpecer da indignação de tudo o que sabem. Abusam de drogas ilícitas e contribuem para que os traficantes fiquem cada vez mais poderosos e estragando, cada vez mais, lares inocentes, ignorantes talvez, mas felizes ao seu modo. Enquanto os pseudo-filósofos arrumam um jeito de acabar com sua medíocre vida, os ignorantes tentam ser felizes.

Tentam, como todo mundo, arrumar um emprego, casar, ter filhos, alguém para garantir seu bem-estar quando a velhice chegar. E se não sabem nada de filosofia, não sabem que a sociedade é podre, não sabem que estamos, na verdade, vivendo na Matrix, SORTE A DELES.

Porque, na vida, não é importante saber tudo. É importante ser sábio.
Viver para fazer o bem do próximo. Conseguir a redenção. Arrancar um sorriso de alguém que chora. Já experimentou? Faz um bem enorme para o feitor. Já assistiram O Fabuloso Destino de Amélie Poulain? É assim. Ver o outro relembrar da infância, fazer dois estranhos se apaixonarem, ser os olhos de um cego que passa na rua, decobrir o mistério daquele que vive tirando fotos e jogando-as fora…

Enquanto você fica aí pensando em como a sociedade é medíocre, tem gente mais preocupado em fazer o próximo feliz.

Ingratidão só existe para quem espera algo em troca. E o que vem em troca, quando se faz o bem, é instantâneo: a gente se sente bem NA HORA, não em longo prazo.

Se é mais importante pra você imaginar mais um jeito de eliminar sua própria vida, porque ela nem é tão valiosa assim, se é mais legal provar um comprimido que dá liga e destrói dezenas de adolescentes em uma só festa, e a longo prazo, é a causa de corrupção da polícia, assassinatos em série, etc… Tem gente rezando pra você se encontrar, pra esquecer de toda essa “sabedoria” errônea e cair na real.

Enquanto você acha que viver a dois é uma “conveniência da sociedade”, as pessoas que já viveram felizes, realmente, a dois (como eu), sentem pena de você.

Estamos aqui para sermos felizes, para VIVERMOS, e não para filosofar.
Vai ficar aí pensando?

O Pensador, de Auguste Rodin

7 pensamentos sobre “Só os ignorantes são felizes

  1. Amei o texto. Mesmo. Acredito que “todos” querem ser felizes, é só fazer a pergunta: “o que vc quer da vida?”… mas poucos se perguntam: “o que é felicidade pra mim”. E claro que a minha felicidade vai cruzar com a de alguem e assim por diante.
    “Só os ignorantes são felizes”, isso não é propriamente uma escolha completa, o “não ser” não tem volta.
    Beijos e um ótimo final de semana, ou melhor um final de semana feliz!😉

  2. Pingback: Personagem Redondo « Poucas Palavras

  3. Muito bom o texo..Concordo que só os ignorantes são felizes…é verdade se pensamos demais nas coisas acabamos ficando neurados, mas no entanto, discordo quando vc disse que os filosofos que têm uma vida mediocre. Muitos não desfrutaram do reconhecimento em vida mas diferente das pessoas que nascem, crescem, reproduzem e morrem, estes filosofos permancem vivos eternamente para muitos que apreciam a sua obra.. Eles não caem no esquecimento depois da morte com acontece com 90% da população.

  4. Caríssimos, acho eu que os problemas não residem nos resultados (“os ignorantes são felizes” X “os não-ignorantes são infelizes”), mas, nos processos – ou seja, que movimento da sociedade é utilizado como parâmetro p/ aferir se qualquer o homem (ou mulher…) é “ignorante” ou “não-ignorante”!…
    Marco

  5. Muito bom texto! Tirei uma parte dele tá?! Achei muito legal e te apoio! ;.P
    Escrevo sobre essas coisas também!
    Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s