Estar ou não estar ‘só’, eis a questão

Pequenas Epifanias, Caio Fernando Abreu“… paixão deve ser coisa discreta,
calada, centrada.
Se você começa a espalhar por sete ventos,
crau, dá errado.
Isso porque ao contar
a gente tem a tendência,
digamos, “embonitar” a coisa,
e portanto distanciar-se dela,
apaixonando-se mais pelo
supor-se apaixonado
do que pelo objeto da paixão
propriamente dito.
Sei que é complicado,
mas contar falsifica – é isso que quero dizer
– e pensando mais longe, por isso mesmo,
literatura é sempre fraude.
Quanto mais não-dita, melhor a paixão.”
(Caio Fernando Abreu, A cidade dos entretons,
do livro Pequenas Epifanias)

Um domingo chuvoso, um dia de prova. Há dois dias terminei de ler o livro que o querido e sumido Pistache me deu no meu último aniversário – o Pequenas Epifanias, do Caio F.

Ou seja, enquanto era para eu estudar, inebriada estava eu com aquela arte dulcíssima do gaúcho doente e jardineiro. Arte-que-faz-carinho, como cafuné, de tão gostoso que é…

Mudando de assunto, a situação de uma amiga – dando ultimatos – fez-me pensar novamente o quanto é bom estar solteira. No meu caso, parece que – definitivamente.

Eu entendo porque já passei por isso… Namorando, porém, infeliz no amor, reclamando muito do namorado para todo o mundo – até incomodando as pessoas… mas sem coragem de terminar. Pelo mal eterno que é o medo de voltar a ser solteiro.

Eu estou sem namorar há um ano e quatro meses. Devo estar com o medo contrário – o de ter alguém e não saber/querer me desvencilhar. Bah, assumamos… é difícil pacas terminar. Talvez, por isso, meus relacionamentos não durem mais do que cinco meses desde 2003 – quando terminei um namoro de quase dois anos. Só Deus sabe o quanto eu chorei. Até comercial de margarina me fazia chorar – só que depois disso, fiquei imune ao sofrimento prolongado dos términos de namoro. Dois dias de luto e dias seguintes de luta. quando a gente finge – muito bem – que está bem, a gente acaba acreditando, no final.

Pode ser até fácil terminar. Agüentar o depois é que não é divertido. Até porque, quando se está namorando, parecemos ter uma única companhia e a companhia dos amigos não é tão divertida quanto no tempo em que estávamos acostumados a ser solteiros. Por isso, afastamo-nos… e é mais um trabalho no pós-término: recuperar os amigos antes deixados de lado…

Só de pensar já me cansa.

Sabe… quando começo um relacionamento… eu assumo uma cautela até perigosa (paradoxo). Quero saber de tudo sobre a pessoa, passado, presente, futuro… um deslize e pá! Adiós, muchacho!

Bah! É mais simples… e eu estou feliz solteira, mesmo querendo não estar. Quero namorar, sim, mas com alguém que valha a pena, que eu não reclame dele, que a gente não brigue e que ele não minta para mim. Parece básico, mas hoje em dia, está é muito difícil arrumar alguém assim – desde 2003 – eu que o diga!

Um pensamento sobre “Estar ou não estar ‘só’, eis a questão

  1. ¬ Caio é mesmo maravilhoso! Esse livro então!

    ¬ Realmente experimentar uma relação íntima e de prazer e além de tudo isso, experimentar uma relação sincera e duradoura, nos dias de hoje, é complicado … a maioria das pessoas de hoje querem apenas ficar, querem ter apenas relações efêmeras, infelizmente … e muitas vezes nos vemos embarcando no mesmo barco dessa maioria ordinária. Mas é sempre bom lembrarmos que temos em nós essa virtude de amar, pelo menos eu acredito que todos nós somos dotados de tal virtude, só que muitas das pessoas não desenvolvem … mas também tudo tem a sua hora certa, não creio no acaso, um dia todos nós vamos encontrar alguém que irá nos provocar a vontade de desenvolver esse tal amor verdadeiro …😉 basta apenas termos esperança e saber aproveitar a determinada oportunidade …

Deixe uma Resposta

