Aula de Português

Porque eu não agüento mais ler certas coisas na internet.

Com Certeza: escreve-se separado, apesar de ser dito junto. É para afirmar o que se é dito quando se tem certeza. Está certo?

Você: É escrito sem cedilha. esta somente é usada antes de vogais como a, o e u, como em açúcar. Quando o C vem antes do e, usa-se somente a letra, SEM o cedilha.

Simplesmente: deriva da palavra simples. Assim, com e.

Irrita / Ignorar / Idiota: Eu não sei porque, mas muita gente a-do-ra colocar o N logo após o I dessas palavras. Não existe, ok? Ignore, não me irrite, seu Idiota!

Enrolar: Entre duas vogais, o r para ter o som assoprado, como em erro, sim, ele deve ser duplicado. No entanto, entre uma consoante e uma vogal, como em enrolar, ele não precisa (e não merece!) ser duplicado.

Subestima: vem do verbo subestimar, que deriva do verbo ESTIMAR. Não subestime o uso do E, evite escrever substimar, até porque, três consoantes juntas são um verdadeiro abuso.

À beça: É com cedilha. Significa algo em grande quantidade.

Agora… o principal: aprender a conjugar verbos. Nesse, abaixo, eu sou expert.

Conjugação do verbo ILUDIR (clique para ampliar)

3 pensamentos sobre “Aula de Português

  1. Concordo contigo, não precisamos matar assim o “português” =P

    Jazz, aquele balão azul, acho que para o tema do seu blog, não dá … aquele balão lá no meu blog são as minhas aspas…entende?

    bjs

Deixe uma Resposta

