Aonde este mundo vai parar?

28/04/2008 – 11h11

Pesquisa CNT/Sensus revela que 50,4% são favoráveis ao terceiro mandato para Lula

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A maioria dos brasileiros apóia um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. A pesquisa mostra que, entre os entrevistados, 50,4% são favoráveis a mais um mandato para o petista, enquanto 45,4% se mostraram contrários à permanência de Lula no poder.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos, o que aproxima os dois índices –embora a aprovação ao terceiro mandato seja maior. “Tecnicamente, temos um empate. Mas é muito expressivo o apoio ao terceiro mandato do presidente Lula”, disse o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes.

A pesquisa também mostra que, se a Constituição Federal fosse modificada para Lula disputa o terceiro mandato, o presidente ganharia com folga a disputa frente ao governador tucano José Serra (PSDB-SP). Lula receberia, segundo a pesquisa, 51,1% dos votos, enquanto Serra teria o apoio de 35,7% dos entrevistados. Outros 13,3% não opinaram ou votariam em branco ou nulo.

Com a contabilidade apenas dos votos válidos, Lula também teria o apoio de 58,8% da população, contra apenas 41,2% dos eleitores favoráveis a Serra. Nas eleições de 2006, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o petista recebeu o total de 60,8% dos votos válidos contra 39,2% recebidos por Serra.

Popularidade

O apoio ao terceiro mandato é conseqüência, segundo Guedes, da alta popularidade registrada pelo governo Lula e pelo próprio presidente. A pesquisa mostrou que o governo federal registrou a melhor popularidade em abril deste ano desde que o petista assumiu o governo em 2003.

Entre os entrevistados, 57,5% avaliaram o governo como positivo. Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro passado, 52,7% consideraram o governo do petista positivo. Desta vez, apenas 11,3% dos entrevistados avaliaram o governo como negativo, contra outros 29,6% que o consideram regular.

A avaliação pessoal do presidente Lula também subiu de 66,8% para 69,3% de fevereiro a abril deste ano. Somente 26,1% desaprovaram o presidente, enquanto 4,7% não responderam. Os índices de popularidade de Lula só perderam, em abril de 2008, para as avaliações de sua popularidade registradas em 2003 –o ano em que foi empossado no cargo –quando obteve 83% de aprovação.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre 21 e 25 de abril em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas.

Fonte: Folha OnLine

Advertisements

4 pensamentos sobre “Aonde este mundo vai parar?

  1. não é a toa que eu sempre digo que quero logo uma passagem de ida apenas para Suíça! =P

  2. A avaliação é justa, apesar de a aprovação por parte dos entrevistados não ter a mesma conclusão que a minha.
    Por parte dos entrevistados a opinião é positiva graças as politicas públicas. Programas como o salário familia são criticados por nós aqui no sul, apesar de termos em nossas terras que se beneficie e claro não vemos com nossos olhos crianças que se alimentam graças ao dinheiro que vem dele.
    Os entrevistados também devem ter boa opinião sobre o governo porque o incentivo a casa própria também aumetou. Eu que trabalho com isso, sei muito bem que no minimo uns 200% de aumento. Se nós conseguimos comida e casa o que falta? Talvez emprego? … bem o governo prometeu 10 milhoês de vagas em seu primeito mandato e basta um pouco de pesquisa para ver que o emprego hoje em dia esta sobrando.
    E agora claro alguns diram! Como assim sobrando? Sim, tem emprego sobrando e o que falta é mão de obra especializada. E aí que chego num ponto fraco que é a educação. Os analistas do BID, creêm que o desenvolvimento logo logo, esbarrará na falta de pessoas qualificadas. Mas tudo isso que falo é o porque do governo ter fator positivo em pesquisas. O meu motivo de ser justa o resultado da pesquisa é só um. Comparando a história do Brasil não houve até agora nenhum outro administrador que tenha conseguido resultados positivos como esse agora. Se ele é o ideal? Creio que não, por que nem a Suiça o eterno oásis dos incontentes, possui um governo ideal, se fosse assim não seria um dos países que mais causam problemas por possuirem bancos com dinheiro sujo (ou lavado) do mundo. Se sou a favor de uma reeleição deste governo? Não, creio que ele deve sair, sua tarefa termina por aqui, porque demosntrou que um governo de um partido de esquerda não é um monstro. E espero que o próximo presidente seja um direitista ferrenho. Porque a resposta dos críticos sobre esse governo, irá vir, haverá muitos que diram … “que saudade do Lula”, a história irá provar isso.

  3. O governo Lula conseguiu obter excelentes resultados na Economia e sem doar nossas empresas estratégicas, sem destroçar as Forças Armadas, sem “vender” estatais para empresas fantasmas nas Ilhas Cayman (Eletropaulo) e ainda com garantia de que nao precisariam pagar mais nada, bastava a gorgeta dada no ato da “venda” ficticia. Doaram a Vale do Rio Doce por um decimo do valor de patrimonio e incluiram as reservas nem sequer dimensionadas de Uranio, ouro, torio e outras…

    Criminosos e o povo sabe que foi crime e essa informcao corre de boca-a-boca por todo o Brasil.

    Entrou o Lula e com uma nova politica, com alinacas estranhas e ate dificeis de entender, conseguiu melhorar o pais e ao inves de decuplicar a divida externa, houve o pagamento da mesma.

    Ao inves de deficits mensais eternos, entramos em uma era de superavits mensais permanentes, hoje temos 200 bilhoes de dolares de reservas internacionais e o mundo treme com muitas crises e o Brasil nem treme.

    Uma politica externa audaz, nos abriu muitos mercados em paises arabes e africanos e na India, Russia e China.

    O melhor governo do Brasil, nos ultimos 500 anos de nossa historia conhecida. Inependente e serio !!!! Decente !!!!

    EFICIENTE EM SUMA !!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s