Série Pecados Capitais – Volume I: A Vaidade

[Do lat. vanitate.]
S. f.
1. Qualidade do que é vão, ilusório, instável ou pouco duradouro.
2. Desejo imoderado de atrair admiração ou homenagens.
3. V. vanglória.
4. Presunção, fatuidade.
5. Coisa fútil ou insignificante; frivolidade, futilidade, tolice.

É preciso lembrar as pessoas o tempo todo?

É preciso lembrar as pessoas o tempo todo?

Eu tendo a cair sobre este erro várias vezes… como invisto em mim, na minha cultura, na saúde, na beleza, etc. Acabo por vangloriar-me disso e isto é muito feio. Eu mesma detesto vangloriadores e associados.

Há muito por trás disso. Já dizia Nietzsche, que “quem fala muito de si mesmo tem muito a esconder”. E por trás de toda soberba há uma pessoa insegura de si.

O meu objetivo, a partir da quinta-feira passada, é justamente trabalhar o meu lado humilde e esquecer a máxima – mais do que falsa de que “quem tem a virtude de ser humilde, só tem esta“: o que é a mais pura falácia.

Quem tem humildade tem muito, mas só mostra para quem merece.

6 pensamentos sobre “Série Pecados Capitais – Volume I: A Vaidade

  1. Acho legal trabalhar esses nossos vícios, ou melhor, esses nossos pecados! =P

    E sobre a vaidade, sei lá, às vezes eu acho que ser humilde demais também é vaidade, o que você acha?

    Também sou vaidosa, mas creio que o meu grande pecado capital seja a gula!

  2. Eu concordo totalmente com a máxima “quem fala muito de si mesmo tem muito a esconder”. Mas que a vaidade é um dos melhores pecados, ao lado da luxúria, isso é!

  3. nem de mais nem de menos;o dificil é achar a medida da qualquer coisa; a medida de nossos ‘pecados’ e do ‘pecado’ dos outros sobre nós!! Vou cometer o pecado de ficar só pensando…

  4. “Adooooooro tempo de sobra no trabalho para comentar os teus posts à altura (não te VANGLORIA só porque o teu é o único que eu faço questão de fazer esses comments enoooormes que eu sei q tu gostas ;))”

    Me diga, como não me vangloriar????

    Afinal, eu so veidosa! =P

    obrigada pelo carinho de sempre, Jazz…

    Eu não consegui abrir o link da tirinha! =(

  5. Gostei da frase: “quem fala muito de si mesmo tem muito a esconder”. Acho que se aplica a muitos de nós blogueiros confessionais, sempre compartilhando muito de nossas vidas.
    Creio que falamos muito sobre determinados aspectos, justamente para esconder outros.

  6. Pingback: Série Pecados Capitais – Volume II: A Inveja « Poucas Palavras

Deixe uma Resposta

