As oito preocupações mundanas

1. Gostar de ser elogiado
2. Não gostar de ser criticado
3. Gostar de ser feliz
4. Não gostar de ser infeliz
5. Gostar de ganhar
6. Não gostar de perder
7. Desejar ser famoso
8. Não gostar de ser ignorado

As várias facilidades materiais que nos são oferecidas pelo mundo atual são muito benéficas. Mas esses confortos, basicamente, não nos trazem a felicidade. Quando há uma circunstância agradável ligada a objetos materiais, isso traz uma sensação de prazer, mas simultaneamente a mente pode não estar tranqüila. E esse prazer não terá o poder de acalmar a mente.

Por outro lado, se, por exemplo, uma pessoa está tranqüila no nível mental, pode sobrepujar as ocorrências do nível material. Porque a experiência no nível mental é mais forte do que a do nível material. E o contrário não é verdadeiro.

Uma pessoa vê um sofrimento físico como algo com sentido, algo que significa um resgate, uma experiência, uma aprendizado. Outra pessoa vê apenas sofrimento na mesma situação. Isso gera duas experiências totalmente diferentes. Assim, a questão central é: você quer sofrimento ou prazer? Quer felicidade? Então, terá que analisar a realidade, e verá que o desenvolvimento material é importante, mas que o desenvolvimento espiritual é o fundamental para o bem estar.

O desenvolvimento, o conforto material é útil, mas é uma satisfação menor face ao desenvolvimento da espiritualidade.

Dalai Lama

6 pensamentos sobre “As oito preocupações mundanas

  1. Eu tenho todas essas 8 preocupações mundanas. Umas mais outras menos. Alguém consegue viver sem elas? Já tentei e foi mais libertador quando, ao invés de reprimi-las, eu assumi todas elas.
    beijão

  2. As preocupações 3 e 4 são o que tem movido as minhas ações. E com certeza o mundo material traz prazer, mas incomparável ao prazer do que o lado emcional pode trazer!!! Eu busco infinitamente sentimentos, emoções, e não ‘coisas’. Até pq coisas a gente pode comprar e as as coisas espirituais devem ser conquistadas.
    Abraços by Exposta

  3. xeguei a conclusao d k a vida é compoxta por part material e espiritual. A material vive sem a espiritual, e a espiritual vive com a material. Viva a espiritual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s