Amizade não se compra

Existem pessoas que, por algum motivo, precisam comprar amizades.

Oferecendo benefícios, rasgando-se em elogios, fazendo favores. Por favor, goste de mim. Porém, denuncia-se no primeiro instante em que relembra de tudo o que fez para o “ingrato”, que deveria fornecer em troca de todo investimento, a sua amizade.

E se vangloria de tudo o que fez. “Olhe como eu sou legal“, tenta provar de todas as fomas que vale a pena ser seu amigo. Eu te levo para passear, aumento suas horas-extra (estratégia muito usada para os chefes que têm medo de serrem levados como chatos, por exigirem muito dos subordinados), compro presentes, falo que você é “um amigo e tanto”.

Já dizia São Francisco, é perdoando que se é perdoado. E é sendo AMIGO VERDADEIRO que se tem amigos verdadeiros. Não é sendo palhaço, fazendo bagunça, saindo à noite.

Amizade é dar por prazer de doar. É querer MESMO estar por perto. Dividir as tristezas, multiplicar as alegrias. É ouvir muito, com paciência e interesse, para pensar no melhor conselho que pode ser seguido ou não, e respeitar. É falar com interesse de ouvir algo que lhe some. É estar ali, mesmo sem fim algum. É estar à vontade, mesmo em silêncio. É entender a mensagem transmitida apenas com um olhar. É compreender.

Como diz o ditado: “Não se justifique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não acreditarão”.

Amizade não se compra, conquista-se

Publicado em 25 de julho de 2007, no antigo Poucas Palavras

Anúncios

6 pensamentos sobre “Amizade não se compra

  1. Que lindo post!

    Eu acho que o que nos fazem escolher as amizades falsas, temporarias, são as nossas carências, essa nossa ansiedade de querer ser amado…não acha?!

    enfim, mas graças à Deus, todos nós temos aquele amigo verdadeiro, aquela amizade que tem a base na compreensão, no amor e no respeito! =)

  2. Verdade Jazz,

    Por aqui se acha muitas dessas “amizades”. Pessoas que fazem de tudo para serem sociaveis. Tipo contrato mesmo com as pessoa ao redor. Oferecem beneficios, elogios falsos…

    Prefiro ter meus amigos poucos e seletos mesmos. São poucos, mas são verdadeiros.

    Beijos!!!

  3. Palavras mais que sábias como disse a Cin. Uma vez uma amiga me disse que carinho se retribui com carinho, mas nao por obrigação, mas de coração… amizade nao se cobra, se doa… simples!!

    Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s