Até Quando?!

Quero ter alguém
Com quem conversar
Alguém que depois
Não use o que eu disse
Contra mim…

Até quando seremos julgados por nossos atos, por nossas escolhas, por nossa cor, por nosso gênero, estilo, decisões, aparência e tudo o que incomoda os outros?

Até quando o negro será desconfiado por ser pre-julgado como desonesto – enquanto os três poderes estão repletos de branquelos corruptos que roubam mais do que imaginamos…

Até quando a mulher que sai de casa e vai morar sozinha, não para casar, será tachada de vagabunda ou de promíscua, quando trabalha e tem apenas um namorado de cada vez? Até quando isso será feio? Até quando seremos julgados por atos que ninguém sabe se cometemos ou não?

Até quando os homens levarão a melhor nas entrevistas de emprego, só por não ter uma licença-maternidade de metade de um ano? E até quando eles serão considerados menos incompetentes do que nós? Não são!!

Em cada lugar, cada ambiente de trabalho, a cada região brasileira, os preconceitos mudam, são diferentes, mas o importante – e lamentável! – é que eles estão presentes.

Desde o colégio, quando o menino afeminado é zoado pelos outros colegas, até dentro da nossa prórpia casa, quando não correspondemos às expectativas dos nossos pais, fazendo medicina quando deveríamos cursar odonto, ou saindo de casa somente para casar, que é o que uma boa ‘moça de família’ deveria fazer.

Mal sabem eles, que somos livres e estamos sozinhos. Não há salvadores, direitos humanos ou super-heróis para nos tirar dessa enrascada.

Dói. Dói muito, mas não há muito o que possamos fazer, a não ser, evitar tais julgamentos, antes mesmo de conhecer as pessoas.

Nada mais vai me ferir
É que eu já me acostumei
Com a estrada errada
Que eu segui
E com a minha própria lei…

Preconceito

Tenho o que ficou
E tenho sorte até demais
Como sei que tens também…

*Trechos de Andrea Doria, Legião Urbana
Um pensamento sobre “Até Quando?!

  1. Nem acredito q não nos vimos! =( Aqui anda tudo tão de ponta cabeça, I’m sorry! =/

    Tbm detesto ser julgada… eu tento relevar mas parece q cria um peso sobre a gente.

    beijins

Deixe uma Resposta

