Como Economizar?

Em épocas de crise, o mais importante é deixar com que ela não te prejudique. É claro que seremos atingidos de uma forma ou de outra. O importane agora é não quebrar junto com ela.

Enquanto os poderosos do mundo se viram para detoná-la, o que podemos fazer e dançar conforme a música para que, no final das contas, não rebolemos junto com a tendência.

A primeira coisa a fazer é ter consciência do que se ganha e do que se perde, ou seja, elaborar planilhas, anotando o que entra e o que sai. É isso que vai te mostrar o quanto você gasta em besteira, o que poderia ser muito bem poupado e multiplicado ao invés de ser subtraído.

Em meu consultório, muitas das mães costumam comprar bombons e afins para os seus filhos, prejudicando ainda mais seu desenvolvimento e estado nutricional. Quando menciono que um real gasto em bombom poderia comprar muitas frutas e verduras e reforço que, do jeito dela, ela está pagando para que seu filho fique doente, elas pensam com mais carinho sobre o investimento de seu suado dinheirinho.

Quando você vir que está gastando muito em comidas fora de casa, bebidas, cigarros, (digo e repito, o melhor é largar logo essa droga!) quando poderia estar investindo em si – numa academia, por exemplo – aí sim, percebe que está perdendo um bom investimento. É apenas uma questão de prioridades.

Cuidado com os Eventos Sociais

Fazendo a minha planilha, percebi que gastava muito em eventos sociais. Um barzinho, um cinema, um petisco aqui, um saquê ali… juntando todos os encontros com amigos, por mês, saia uma fortuna.

Quando quis dar um salto de investimento na minha vida, vi que não havia como arcar. Voltando à planilha, percebi que muito do meu orçamento ia pelo ralo em encontros com os amigos.

Quando temos um objetivo em mente, uma compra alta, uma viagem planejada, de repente, percebemos que é hora de frear os gastos. E, nesse momento, é hora de repensar sobre suas prioridades.

É claro que você não vai deixar de sair com os amigos para economizar. Se um amigo te convidar para jantar, sugira algo em conta, ou diga que já jantou mas que o acompanha tomando um suco (que não é caro e não atinge o seu fígado). Se o rumo for um barzinho, leve apenas o dinheiro que pretende gastar e não fique pedindo emprestado para os amigos, se o dinheiro acabar. Isso é feio e põe em risco a amizade de vocês. Lembre-se que o “amigos, amigos, negócios à parte” sempre vale e eu já vi muita amizade se despedaçar por causa de grana.

A Recompensa

Se no final do mês você notar que gastou mais do que ganha, é melhor repensar com mais cuidado sobre seus gastos. O objetivo aqui é gastar bem menos do que se recebe. Quando você tem dívidas, isso significa que você não tem real noção do que se pode adquirir ou não, e que quer ter um padrão de vida que não tem condições de arcar. Com isso ganhará muita dor de cabeça e sua pressão pode até aumentar… porque fugir de cobradores não é lá uma coisa divertida de se fazer.

Por outro lado, se você conseguiu juntar um dinheirinho no final do mês, PARABÉNS!! Pegue o que sobrou e coloque na poupança, esquecendo-o lá. Não vale a pena economizar num mês para gastar já no seguinte.

Como Economizar?

Se você conseguiu atingir a primeira meta, agora, fica mais fácil aumentar a quantia de dinheiro a ser poupada. E quanto mais você poupar, mais esperança você tem de melhorar o seu padrão de vida sem ter que recorrer a empréstimos. Sem dívidas, a vida fica mais leve.

Para ler, ouvindo: Money, Pink Floyd.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Como Economizar?

  1. Ótimo post, eu bem q precisava ler… e eu, q recebi já o salário de janeiro (pela metade) mas já sei q não vou ter salário em fevereiro… ou seja, metade de um salário vai ter q dar pra dois meses. Bora multiplicar. To fazendo malabarismo (com moedas) hahahhaa.

    Votei em vc, tá? beijinhos

  2. Ai Jazz… aqui em São Paulo a gente tem que fazer milagres. Vi que gastava muito quando saia para cinema, bares, restaurante… porque uma coisa leva á outra. Então… cortei. Saio muito menos, planejo a diverção antes. Tipo um roteirinho mesmo.

    A palavra para esse ano que vém é acumulação e planejamento. Dizem que 2010 vai ser dificil. Então… vamos economizar.

    beijos!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s