Cremes, para quê te quero? Parte I

Outro dia, mamãe me perguntou por que eu não esperava um creme terminar para comprar um novo. E ela me mostrou o firmador (o novo) e o hidratante para peles extra secas (o velho), como se fossem para a mesma coisa.Ok, ok, o creme firmador não deixa de ser hidratante também, mas não preciso gastá-lo em áreas como panturrilha, por exemplo.

Cada um é feito para um tipo de pele, com um objetivo diferente.

Cremes!

O firmador, eu uso principalmente para a área dos seios.

Quando o sol aparece (manhã e tarde) uso apenas filtro solar no rosto (FPS 30 sem óleo – manipulado em farmácia) e no corpo (FPS 30 – uso um fluido que não mela, porque eu DETESTO passar filtro e ficar melecada). Nas mãos,creme específico COM filtro solar.

Para seios, firmador. Para a barriga, redutor. Para bumbum, hidratante para pele extra-seca. Para coxas, anti-celulite. Para o resto, mais hidratante para peles extra-seca… ufa!

Não se esqueçca dos pés… eles merecem cuidados especiais por serem ainda mais secos do que qualquer área do corpo. Para eles, eu costumo usar um creme manipulado (sempre são mais baratos!) à base de uréia a 20%.

Como aplicar?

O filtro deve ser aplicado com cuidado para não deixar nenhuma área sem creme. É bom dividir as áreas, primeiro testa, nariz, bochechas, queixo, um de cada vez. Depois colo, obmros e por aí vai. Não tente aplicar tudo de uma vez que você pode virar um mosaico.

O redutor, do abdome, deve ser aplicado no sentido intestinal, ou seja, sua mão direita faz o sentido horário (para você, olhando de cima). Eu sempre termino, moldando a cintura com as mãos, deslizando-as do dorso para a frente e levando a área de drenagem para baixo (é na virilha que estão os famosos gânclios, para onde devemos drenar a água do corpo com massagens).

O hidratante dos membros inferiores deve ser passado de baixo para cima. É sempre bom dar uma pressionada atrás dos joelhos (região poplítea onde há gânglios também) e na virilha para ativar os gânglios. Isso ajuda que o excesso de água corporal (que causa o edema menstrual e até ajuda a deixar a celulite mais evidente) seja eliminado pela urina. A massagem hidratante deve ir na direção desses gânglios.

Faça isso, ao menos, uma vez ao dia. E lembre-se que é muito importante cuidar da pele, principalmente, antes de dormir – se bem que o meu ritual de antes de dormir é um pouco diferente, deixa de ser somente estético para ser um verdadeiro tratamento da pele, uma vez que o creme passado à noite é melhor absorvido e essa é a hora de aplicar os cremes mais importantes. Porém, o (meu) ritual da noite será explicado em breve, em um novo post.

Meninas, quando chegarem em casa, nunca esqueçam de tirar a maquiagem! Tenha sempre um algodãozinho perto da cama, com seu demaquilante preferido ao lado. Isso se você não quiser ter uma pele mais envelhecida, acnéica e rosto de urso panda, no dia seguinte.

Eu recomendo: Blog Mulherzinha, com altas dicas.

4 pensamentos sobre “Cremes, para quê te quero? Parte I

  1. Vixe, não uso nada no rosto, já perdi a conta de quantas vezes já dormi de rímel e acordei de sombra. Filtro solar eu tenho usado faz um tempinho porque tenho propensão a ter sardas. Fora isso não faço nada e minha pele é ótima. Me recuso a passar qualquer coisa antiidade. Atrai!

    Agora me mata a curiosidade e me diz quantas horas tu levas pra passar essa cremaida toda. Eu uso o anticelulite na barriga, bunda e coxas, no resto vai hidratante normal para pele extra-seca. Ultimamente tenho usado um creme especial pros pés, mas acho tudo isso muito chato!!!

  2. Ah, sobre o comentário lá no texto sobre vegetarianismo. Não é que a carne vermelha ou branca façam mal à saúde a priori, mas essas carnes que a gente come hoje em dia são cheias hormônios e os animais não são abatidos de forma lá muito higiênica, então acho oferecem um certo risco, sim. É diferente de comer uma galinha de quintal, uma caça ou um delicioso peixe da Amazônia.Li em al gum lugar que a incidência de câncer é menor em pessoas que não comem carne e aí, sabe como, é, já tenho caso na família, quero fazer de tudo pra evitar…

  3. Aiaiai, eu também adoro cremes!
    Jazz, eu sempre aprendo alguma coisa com você sobre estética! Muito obrigada pelas dicas, amiga!

    Beijão!!!

Deixe uma Resposta

