Personagem Redondo

Para quem entende de teatro, o personagem redondo é aquele que sofre mudanças em vários aspectos durante o desenrolar da história. Se começa bonzinho, de repente, vira um vilão. Ou um vilão que fica bonzinho – como o Piccolo, no Dragon Ball.

Enfim, eu sou uma personagem redonda.

Já escrevi aqui que só os ignorantes são felizes. E hoje, eu, mesmo com too much information adquirida na net, eu consigo me divertir, mesmo sabendo que a vida não é tão cor-de-rosa assim. E considero-me uma pessoa feliz.

Recentemente eu transcrevi um texto da Danuza Leão, sobre namoros. Eu tinha há pouco tempo, terminado um namoro-eterno (aqueles que você achava que duraria a vida toda de tão feliz que foi) que durou quatro meses e não queria mais a vida de solteira que eu levava, ficar com um ali, outro acolá; pois tinha colocado na minha cabeça que eu era alguém para ser levada a sério.

E hoje acho que sou eu a namorofóbica da história.

Há uns três meses, eu me interessei por um carinha daqui da minha cidade (milagre!). Cavalheiro, inteligentíssimo, tímido (grande defeito) e parecia uma pessoa séria. Começamos a sair, mas aconteceu algo que o repeliu. Mistérios da vida de Jazz nunca antes desvendados, mas que sempre acontecem.

Depois que eu já tinha me conformado em ser sua ameguenha, PÁ! Reviravolta na história. E Jazz sentiu-se repelida. O que houve? Acho que agora entendo o que acontecera, possivelmente, do outro lado; antes do looping.

Eu não me imaginei naquela situação. Não sabia mais.Como é namorar alguém? Nem o conheço direito…como se  começa? Como devo agir? Minha vida está tão boa assim, por que mudar?

Talvez eu esteja me sentindo completa, hoje em dia. São tantos amigos, tantos planos, tão poucos dias para tantos encontros, tantos abraços e tantos sorrisos que me revigoram, tantas cores a serem registradas, que… será que eu preciso de um namorado no momento?

O mundo precisa é de carinho, sabe? Não de cobranças, não de compromissos. Beijos não são contratos, romances acabam SEMPRE – a única coisa na vida que se leva é a AMIZADE. E para quê mexer em time que está ganhando, não é mesmo?

Agora eu estou assim.
Mas quem sabe amanhã eu não mudo de ideia?

METAMORFOSE AMBULANTE

Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Eu quero dizer
Agora, o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou

Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor

Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou

Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor

Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

Eu vou lhe dizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

(Raul Seixas)

3 pensamentos sobre “Personagem Redondo

  1. Me sinto uma metamorfose ambulante sempre…
    Mas… No momento não me sinto assim tão segura, depois de um namoro (também de 4 meses) fracassado, e dizer que está bom estar sozinha.
    Assim.. Bom bom bom, não tá não, né? Mas a gente sabe viver e curtir o que tem no momento. É a vida!
    Mas a quem diga que “é impossível ser feliz sozinho”…

Deixe uma Resposta

