Série Pecados Capitais – Volume II: A Inveja

Para ouvir ao som de Travis – Side
ou Ludov – O Gramado
Woman looking at younger woman undressing in locker room

Antes de mais nada, aconselho a ler, o prefácio deste post, que fala um pouquinho da história dos sete pecados capitais.

Já falei aqui sobre o meu maior pecado que é a Vaidade, que segundo o Papa Gregório I, era o pecado que mais ofendia o amor. Esse amor quemencionam, diz a Bíblia, é o amor ao próximo.

Hoje falarei da inveja, sentimento inerente a todos e altamente discriminado pela mídia. É tanta reserva que a palavra por si só impõe, que este pecado chega a ser quase um tabu. A inveja acontece se, de repente, a gente se depara com a conquista – pelo outro – daquilo que a gente desejava para si, e junto com ela, seguem-se sentimentos nada nobre como a frustração, a tristeza e até a raiva (que esmiuçaremos em breve).

Um exemplo são as revistas femininas. Enquanto as revistas masculinas exibem mulheres peladas de corpo perfeito (o quase não existe quando há o Photoshop), apelando para “o que os homems querem”, o que vemos nas capas de revista feminina? Mulheres lindas, de corpo perfeito apelando para “o que as mulheres querem”… para si. Afinal, dentro da revista há dicas de beleza, moda, dietas e o escambau e mostra a sua reles insignificância perto da mulher da capa. Usam da inveja alheia para vender.

Para mim, não existe “inveja boa” – por si só, já é um sentimento de frustração. E este sentimento pode e deve ser trabalhado/sublimado para que seja transformado em inspiração, que nos dará ainda mais forças para lutar e conseguir o que quisermos, sem que o outro se sinta prejudicado por isso.

A virtude relacionada a inveja é a caridade. É o levantar alguém que cai, ou simplesmente, ter participação na subida de alguma pessoa. É estar feliz pelo sucesso do outro – e, convenhamos, isso só acontece quando amamos realmente alguém.

Diferenças entre CIÚME – INVEJA.

Ciúme é algo que nós temos e tememos que o outro possa tirar da gente. Entra no outro pecado que é a avareza.
A inveja é o sofrimento por não ter aquilo que o outro tem.

Advertisements

4 pensamentos sobre “Série Pecados Capitais – Volume II: A Inveja

  1. É a inveja dói. Não é fácil viver esse sentimento, mas como somos pobres mortais… E tal da caridade!! Haja altruísmo e amor para que ela se faça presente. Belo texto e temos muito ao aprender.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s