Dize-me com quem andas…

Não existe ditado mais preconceituoso do que o “dize-me com quem andas que te direi quem és“.

Lembro-me que quando eu estudava no Moderno, eu voltava cheirando a cigarro para casa porque TODOS os meus amigos fumavam. E eu nunca meti um cigarro na boca. Ontem mesmo saí com amigos, todos beberam, alguns passaram da dose, e eu bebi duas garrafinhas de água.

Meus amigos são todos diferentes uns dos outros e não chego nem perto do jeito de ser de cada um deles.

Cada um é especial à sua maneira, todos tem defeitos insuportáveis, qualidades brilhantes e TODOS me respeitam e gostam de mim de verdade.

E é isso a base de qualquer relacionamento: aceitar diferenças, respeitar o outro e o gostar (que como o nome mesmo diz, é questão de gosto, inexplicável, questão de sintonia, magia).

E por que não, sorte?

4 pensamentos sobre “Dize-me com quem andas…

  1. Realmente é ditado preconceituoso, dito por quem não tem muita vontade de ver um pouco além da superfície! Sempre não fiz coisas que meu amigos faziam, e andar com eles nunca me definiu!

  2. Sempre gostei dos ditados populares porque volta e meia consigo relê-los e o seu significado muda conforme o tempo e o meu momento.
    Neste caso, gosto de ter uma visão diferente deste ditado: se teus amigos são tão diversos, é porque aceitas bem a diversidade e gostas dela.
    Ele não deixa de revelares quem és…
    O preconceito é sempre condenável e acho sim, que a pior coisa, é querer rotular as pessoas. Sempre fui contra isso, até porque já tive surpresas agradáveis com quem, à primeira vista, não parecia nada daquilo que é.

Deixe uma Resposta

