Um Texto em Preto e Branco

Doce ilusão daquele que acha que conheceu alguém perfeito. Aquele que vive feliz e que aparentemente nunca errou. Como citei no post anterior, se você encontrou alguém perfeito, é porque não o conheceu como um todo.

Todos nós temos o claro e o escuro numa coisa só. Sem o lado negro não somos completos!

Não tenha pena do lado negro do outro, quando você se defrontar com ele. Observe, analise e aceite. É difícil? Muito! No começo, sim, mas como tudo que é importante, vamos praticando e aprendendo. Com o tempo, vai ficando mais legal exercitar e, por conseguinte, mais fácil.

A tendência de todo ser humano é analisar e passar para o julgamento, como se pudéssemos ser juízes de alguma coisa, quando temos um lado tão negro quanto o dele.

O meu lado negro não é igual ao seu, contudo eu garanto que nenhum dos dois é de se orgulhar.

Você já reparou como o começo de um relacionamento é fácil? É só assistir o BBB (ou acompanhá-lo pelo twitter) e ver como todo mundo é amigo no começo e vai se odiando até o final. Todo mundo tem espinhos, como os porquinhos do post anterior.

Mas o meu namorado é perfeito!“. Não, não é! O casal da novela e da comédia romântica o são porque foram criados… é ficção! Relacionamentos criados por uma pessoa só acabam logo, porque sempre esquecem de avisar o outro envolvido. Porém, o que falar dos relacionamentos construídos pouco a pouco, em sincronia, cada um fazendo a sua parte? Perfeitos? Não são! Com certeza, devem haver divergências porque ninguém é tão igual a ninguém. O que os conserva? Volto a ser repetitiva:

O RESPEITO

Ao meu ver, sem ele não existe relacionamento. Todos sabemos disso, a teoria é simples e incisiva, mas a prática… parece que todos somos deficientes nessa hora! Surge uma diferença e pronto! Surgem a ironia, o sarcasmo, a inveja, o ciúme… todos os sentimentos que fazem mal a nós mesmos quando sentimos.

A taquicardia da inveja. O sangue que sobe à cabeça durante a raiva. As rugas que surgem no rosto, a pressão que aumenta, o sono que se esvai.

O exercício da meditação e do autoconhecimento é necessário aqui! Ao depararmo-nos com o lado branco e brilhante do outro, se não tivermos a admiração e a inspiração de ser tão lindo assim… deve ser porque acreditamos que o nosso lado branco esteja um pouquinho encardido, talvez… NÃO ESTÁ!

Quando você se conhece e consegue penetrar tanto no seu próprio lado branco, sem negar o lado negro, é bem mais fácil lidar com o preto-e-branco das outras pessoas. Os defeitos, as qualidades… se olharmos a essência, é só reflexo do que somos!

Eu me aceito. Eu te aceito. Só não aceito falta de respeito.

6 pensamentos sobre “Um Texto em Preto e Branco

  1. Oi Jazz, acredito que o respeito seja condição necessária para se viver em sociedade, muito mais do que ter um relacionamento. É um pré-requisito básico da convivência com o próximo!
    Quanto aos relacionamentos, concordo! É preciso saber dosear a nossa tolerância aos defeitos. Todos temos defeitos, e é preciso saber que existe relacionamento quando o que nos atrai conta muito mais do que o que nos difere, então sim, passamos à fase de aprendermos a crescer juntos.
    Parabéns pelo teu post!
    Continue o bom trabalho.
    Nós (leitores) agradecemos.

  2. Oi Jazz, como vai?

    Gostei do seu post. Respeito é fundamental, concordo.

    Agora sobre a perfeição, creio que temos opiniões diferentes. Acredito que ligamos o conceito de perfeição como algo cheio de “ângulos retos”, imaculado, sublime. Sinceramente, já acho que a perfeição é algo subjetivo; posso muito bem achar o meu namorado ou namorada perfeita, mesmo levando todos os defeitos da pessoa amada. Posso ter um relacionamento perfeito, apesar de todas as contigências, problemas que o relacionamento possa enfrentar, etc. Em resumo, a perfeição é uma categoria muito relativa, isto é, cada indivíduo tem o seu ideal de perfeição.

    Beijos!

  3. Pingback: Tweets that mention Um Texto em Preto e Branco « Poucas Palavras -- Topsy.com

  4. Pingback: Perfeição « Poucas Palavras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s