Hipocondríaca Preventiva

Não sei se esse termo existe, mas acabei de inventá-lo. Não sei se eu já era assim antes de ter cursado a medicina, só sei que depois disso, minha hipocondria preventiva se agravou MUITO!

Antes eu já era contra as drogas (incluindo álcool e tabagismo), mas ainda me atrevia a beber saquê com morango, até eu levar um porre homérico. Sempre digo que fui a única pessoa que levou a sério a promessa pós-ressaca de nunca mais beber. E mesmo bebendo pouco, sinto logo sono, não me faz bem. Não é pra mim.

O tabagismo, nem se fala, né? Tenho asma e só de respirar a fumaça alheia já passo mal! Lembro-me que antes dessa lei que proibía o fumo em lugres fechados, eu ficava com falta de ar e estava até acostumada (afinal, eu não iria deixar de sair por causa dos porquinhos poluidores) e meu amigo ficava com medo porque uma grande amiga dele morrera de uma crise de asma. Ou seja, não tenho nenhuma razão para defender o uso do cigarro, pois eles prejudicam SIM a saúde alheia e já me prejudicaram MUITO.

Depois, larguei de mão do refrigerante. É algo muito estranho comparado a um TOC, mas quando bebo, sempre imagino um furinho e celulite se criando. E não adianta ser light ou zero, esses contêm alta quantidade de sódio, propiciando ainda mais a retenção de líquido, além de favorecer o aparecimento de hipertensão.

Celulitefobia: eu sofro!

Falando em hipertensão, TODA a família da minha mãe (tios e tias) têm esse problema e é um mal que muito me assombra. E eu tive um agravante: um diagnóstico ERRADO de Síndrome dos Ovários Policísticos na adolescência. Tomei anticoncepcionais por mais de dez anos (desde quando eu era virgem!). Para quem não sabe, esses medicamentos predispõem a dislipidemias, varizes e a outras doenças cardiovasculares. Assim que eu descobri, NUNCA MAIS coloquei uma pílula dessas na minha boca (Use camisinha!)!

Junkie Food, muito, mas MUITO raramente! Na verdade, se eu quero fazer um lanche, sempre opto pelo sanduíche da Subway ou algo tipo um queijo quente com banana. Não como nessas franquias americanas por se tratarem de produtos com imensa quantidade de conservantes e outros cancerígenos, além de SEMPRE sofrer de indigestão, qunado eu como. Se for para comer hambúrguer, que seja hambúrguer de verdade, com gosto de CARNE e não de sanduíche de isopor (mesmo assim, evit0).

Blue Cheese Burguer

Eu comi essa metade... Confesso!

Cirurgia plástica? NEM PENSAR! Se estou saudável, tenho visão, audição, posso me locomover bem e falar, PORQUE eu iria me expor ao risco de perder tudo isso? Ou vocês nunca viram alguém que se deu muito mal, pagando caro para se submeter a uma cirurgia desnecessária (a única cirurgia plástica que eu aceito, é a corretiva, como nos grandes queimados). Nada contra quem faz, admiro a coragem mas EU…. não, obrigada. Prefiro algo menos invasivo. Um dia posso me render ao botox e à aplicação de colágeno mas, por enquanto, deixa assim que está bom!

É claro que eu tenho plena consciência de que não sou perfeita e um dia, inevitavelmente, eu ficarei doente e morrerei. Contudo, eu só vou partir tranquila se eu tiver a certeza de que não colaborei com isso. Também sei que ainda falta muito para ter uma vida plenamente saudável: preciso relaxar mais, preocupar-me menos, fazer mais atividade aeróbica (não acho que a dança seja o suficiente para manter um coração tranquilo), comer menos carne, menos leite, mais frutas e verduras… porém, acho que “do grosso” eu já me livrei…

PS: Este texto é sobre mim. De longe vem a ser um manual de sobrevivência ou um julgamento para quem é a favor daquilo que eu evito. É apenas um desabafo de alguém que é diferente da maioria e não se importa em falar sobre isso.

Um pensamento sobre “Hipocondríaca Preventiva

  1. Acho legal quem chega nesse nivel, mas definitivamente não é pra mim…uma cervejinha no fim de semana é fundamental. 🙂 Bem como comer umas porcarias de vez em quando.

Deixe uma Resposta

