Como se Apaixonar Hoje em Dia

Lamento muito informar, mas hoje em dia – pelo menos no ambiente em que vivo – está cada vez mais difícil apaixonar-se.

Não sei se a cultura dos relacionamentos realmente está diferente (ou se foi sempre assim e só agora percebi), nem se foi apenas o meu olhar que mudou. Na verdade, este texto está repleto de hipóteses porque sou de opinar e não de postular. Enfim!

Talvez a sociedade sofra de um trauma sentimental coletivo e as emoções estejam um tanto embotadas. O que tenho percebido é que as pessoas, hoje, encontram motivos para interessar-se, seja ele qual for.

Gosto dele por que é lindo, bom profissional, é honesto e blablablá. Não tem aquele não-sei-o-quê que vem não-sei-por-onde e que sai em forma de gagueira ou brilho no olhar. A sociedade parece não valorizar mais o sentimento, a intuição. Está cheia de interesses a serem preenchidos: quero um namorado que possa me acompanhar, apresentar pra mãe, casar, ter filhos e quem sabe, pagar as minhas contas algum dia.

Enquanto ela dança, ao invés de sentir o toque, o cheiro, a respiração do parceiro, já fica imaginando: “será que ele vai me beijar? Ou eu tomo a iniciativa? Será que eu chego mais perto, encosto a cabeça no ombro?“. A pessoa não relaxa e quer que alguma coisa aconteça. E nem aproveita aquele momento ali, juntinhos, embalados na mesma música, no mesmo ritmo, na mesma situação. E chega em casa frustrada porque o que esperava não aconteceu.

Cara, isso, pra mim – quando a fim de alguém – já é uma vitória! Pouco me importa se depois ele vai dançar com outra, ou vai me chamar pra sair outro dia. Aquele momento ali já foi especial o bastante para eu chegar em casa e dormir sorrindo (não parece, mas sou dessas).

O que vemos é justamente a inversão do que seria o ideal para mim. Os fins mais valorizados que o meio. Não adiantaria nada para ela, dançar, rir junto, divertir-se, já que ele não a deixou em casa nem a beijou no final da noite. Será que não seria diferente se ela tivesse se entregado ao momento, curtido todos os olhares e sorrisos cúmplices que rolaram durante uma conversa entre os amigos? A mão na mão entre as danças, o leve perfume que saía do pescoço dele, as gentilezas seguidas, o cuidado dele ao dirigir prudentemente e até a preocupação sobre usar o cinto de segurança… nada disso teve peso?

Nesses casos, eu costumo agir diferente e permito-me apaixonar. Não pela pessoa, pela eternidade ou pela vontade de apresentá-lo para a mãe. Posso me apaixonar por um dia, curtir o cheiro, o gosto, o toque, o tremor das minhas mãos sob as dele, nossos passos sincronizados entre aquelas músicas, os olhares cruzados que ninguém percebia… não me importaria se depois ele sumisse e eu não lembrasse do rosto dele. O fundamental seria permitir-se apaixonar pelo momento. Aproveitar cada segundo como se fosse o último…

É mais gostoso, mais seguro e bem menos decepcionante quando não esperamos uma reação por detrás de cada ação nossa. Deixar fluir é bom.

Assim, você se sente livre, como alguém que flutua num rio tranquilo. Ele te embala e só vai conseguir isso se estiver leve, relaxada. Já reparou que quando agimos nessas águas, a tendência é afundar? Talvez seja esse o segredo dos budas: confiar no rio, deixar-se levar. E confiar naquilo que – não sabemos, mas – está prestes a acontecer.

Um pensamento sobre “Como se Apaixonar Hoje em Dia

  1. Muito bom…. Eu cobro muito a minhaq namorada, que ter mais afinidade com ella. Mais eu tenho q amala do jeito que ella é. E aproveitar o maximo o tempo que estou com ella, sem esperar uma reação que no fundo eu sei que ella naum vai fazer.

Deixe uma Resposta

