Pilates: uma questão de Postura, Força e Equilíbrio

O Pilates é uma verdadeira febre entre os famosos já há algum tempo. É muito comum ler em revistas de beleza que várias atrizes e modelos lindas atribuem seu corpo torneado e invejado aos benefícios do exercício.

Através de aparelhos e a orientação de um fisioterapeuta, as repetições são feitas para aprimorar nossa postura, força e equilíbrio. também melhora a flexibilidade com sessões de alongamento antes e após o uso dos aparelhos.

O meu primeiro contato com o método de Joseph H. Pilates, foi com a variação Mat Pilates ou Pilates Solo, que é usualmente feito em aulas de academias com vários alunos. Muitos fisioterapeutas não recomendam esta prática, uma vez que, os exercícios requerem atenção e observação máxima do terapeuta, o que fica difícil em uma sala de aula lotada. E é muito diferente do Pilates tradicional, feito com aparelhos. O máximo que usamos no Mat Pilates são os acessórios, como a fitball.

Essa aí em cima, sou eu!

O que eu mais gostei na aula tradicional, é que, como você não é habituada a fazer sempre os mesmos exercícios – o que ocorre na musculação, onde os movimentos são monótonos e repetitivos – sua atenção é redobrada. A sua consciência corporal durante a execução dos movimentos é bem maior, com o fisioterapeuta “em cima”, não tem como relaxar um só minuto ou fazer corpo mole. Além disso, a contração contínua do abdome é primordial para a boa execução da tarefa. Ou seja… barriguinha diz adeus em pouco tempo!

Na minha opinião, a aula tradicional é bem mais eficaz e segura que a aula na academia. Porém, se é o único modo de você experimentar esse método tão benéfico, por que não tentar?

Siga @brabul no twitter!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s