Tudo sobre Doação de Sangue

Não sei se é de conhecimento geral, mas eu, Jazz, sou médica e, apesar de ter formação em pediatria, já trabalho com hemoterapia há cinco anos. Hemoterapia é o tratamento que usa derivados do sangue para o re-estabelecimento do paciente. É um trabalho lindo que depende da boa ação de pessoas que saem de suas casas para doar parte do seu sangue.

E por que não ser um doador também?

Qualquer um que esteja muito bem de saúde pode se candidatar para doar sangue. Hoje, até menores de 18 anos (a partir dos 16) podem doar, com a devida autorização e presença dos pais. E idosos até 68 anos incompletos (desde que a sua 1ª doação tenha ocorrido antes de completar 61 anos de idade) também. Para se candidatar, basta comparecer ao hemocentro mais próximo levando uma carteira de identidade oficial ou cópia autenticada em cartório. Vale RG, CNH, Documento do Conselho, Carteira de Trabalho, desde que tenha foto, assinatura legível e seja emitido por órgão oficial.

Se eu doar uma vez, é obrigado ficar doando?

Não. A doação é altruísta e voluntária. Se você não se sentir bem na primeira vez, não precisa voltar. Aquela história que engrossa ou afina o sangue, ou que a pessoa começa a apresentar sintomas se passa muito tempo sem doar… tudo mito! É claro que as pessoas acabam voltando porque se sentem bem em poder ajudar.

Além disso, em alguns municípios, existem benefícios para o doador de carteirinha. Há direito à meia-entrada em alguns cinemas de Curitiba, por exemplo; além de meia-entrada, os cidadãos do município de Campo Verde também têm preferência em filas de bancos. Em São Paulo, doadores têm direito à isenção na taxa de inscrição de concursos públicos. Esses direitos foram conseguidos através de leis municipais e são diferentes de cidade para cidade.

Tenho que ir em jejum?

Não. Para doar, você deve estar muito bem alimentado. Vá após um café da manhã reforçado ou até depois do almoço. Porém,  não é aconselhado doar após refeições muito gordurosas, como feijoada, rabada e vatapá.

Amo/Sou Tatuado e tenho vários Piercings. Posso doar?

Pode sim! Desde que já tenha passado um ano após o último procedimento. A única exceção é para o piercing de língua e genitália: nesses casos, a pessoa fica inapta em definitivo, podendo se candidatar novamente apenas um ano depois da retirada do piercing, devido ao risco constante de infecção local.

Nós somos saudáveis e temos imunidade para combater tais infecçõeszinhas, mas quem recebe o sangue, pode não ter. Lembre-se que pessoas soropositivas, com câncer e até recém-nascidos, que não tem imunidade nenhuma, não podem se dar ao luxo de receber um sangue que possa estar contaminado com uma “minibactéria” que seja.

 
Olha que foto bonita, a do tatuado doando sangue! 

Onde doar sangue em São Paulo? pergunta da nossa leitora @allucinogena

Para responder à sua pergunta, aqui vai o link para a lista de endereços de todos os hemocentros do Brasil! Só no Estado de São Paulo há vinte hemocentros, onde você pode doar sangue.

Quantos litros de sangue a gente doa?

Nem chega a um litro. Você doa entre 400ml a 460, no máximo, conforme a avaliação do médico ou enfermeiro que fizer sua entrevista. É menos que uma garrafa de cerveja. Ou seja, sobra muito pra gente, mesmo após uma doação.

Tive uma relação sem camisinha recentemente, e quero doar sangue para fazer exames…

Por favor, não faça isso! Se você tem alguma dúvida se tem ou não alguma doença, NÃO DOE SANGUE. Existe um período que chamamos de janela imunológica, que é o período em que, mesmo infectado, o indivíduo mantém o exame negativo.

Isso porque o exame dos hemocentros mede a quantidade de anticorpos, que são os nossos “soldadinhos do bem”, as células de defesa, que só se multiplicam após o contato com o vírus agressor. E para que o exame dê positivo, temos que ter uma boa quantidade dos anticorpos.

Exemplificando:

– Faz de conta que ontem eu me infectei. Comecei a produzir anticorpos ontem… tenho pouquinho ainda.  O exame só vai positivar, quando eu tiver uns 50 mil anticorpos (faz de conta) e isso eu vou ter só daqui a 4 ou 5 meses após a infecção. Nesses meses, eu já estou infectada. Mas se eu fizer o exame, ele vai dar NEGATIVO. Se eu doar sangue, posso infectar umas 4 pessoas de uma vez! Reflita!

E se eu mentir na entrevista?

Bem, se você vai mentir, nem precisa sair de casa… Você deve rever seus conceitos. A doação de sangue é para ajudar doentes e não para prejudicar. Se é esse o seu intuito, não se preocupe, se descoberto, terá que arcar com as consequências.

Na doação, são feitos apenas seis exames (HIV, HTLV, Hepatites B e C, Chagas e Sífilis), então não tem como saber se você tem malária, tuberculose, essas coisas. Você tem que dizer pra gente. Toda e qualquer doença já manifestada deve ser informada.

Não tem porque mentir, gente! A entrevista serve não só para proteger o receptor, mas também para proteger você! Se omitir uma simples dor de cabeça, poderá sair com uma insuportável de lá! Ou acordou enjoado, com cólicas… mesma coisa. Retirando o sangue, retiramos também as suas células de defesa, então você, estando doente, corre o risco de piorar ainda mais.

Se você se expôs ao risco, é melhor procurar um Centro de Testagem e Aconselhamento, que faz os testes sem colocar outra pessoa em risco. E depois de um ano após o seu comportamento de risco (transou com desconhecido, prostituta ou descobriu que o(a) parceiro(a) lhe traiu…) você já pode se candidatar novamente.

Então, tenha consciência. Doe para ajudar, seja verdadeiro, siga as instruções e tudo vai correr bem.

O que mudou na nova portaria de 14 de Junho de 2011?

Sim, desde junho, o governo lançou uma nova portaria com algumas mudanças. Essa do piercing na língua é uma delas. No mais, antes, que teve histórico de epilepsia, era inapto definitivamente. Agora, quem recebeu alta médica há mais de três anos, já pode doar.

Se apresentou febre (Temperatura maior ou igual a 38ºC), deve esperar duas semanas para doar sangue. Se foi submetido a qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia) deve esperar seis meses.

 

Curiosidades

Não podem doar aqueles que moraram por mais de três meses no Reino Unido/Irlanda no período de 1980 até o final de 1996, nem quem já morou na Europa por mais de cinco anos entre 1980 até os dias atuais.

Quem recebeu transplante de córnea, já teve câncer, hanseníase ou tem diabetes também não pode doar.

Esse foi um apanhado bem geral sobre as dúvidas que mais surgem no hemocentro. Se você ainda tiver alguma, é só comentar!

21 pensamentos sobre “Tudo sobre Doação de Sangue

  1. É a primeira vez que vou doar. Eu vou passar por exames antes?
    Quero doar, mas nunca fiz nenhum tipo de exame mais a fundo e o último check up já faz tempo.

  2. O ideal é que vc faça o seu check-up antes da doação para ver se não tem problemas metabólicos, e se o colesterol está ok. Nossos doadores devem estar 100% bem de saúde para se candidatarem. Na doação de sangue são feitos apenas testes sorológicos, e são seis: Hepatites B e C, Chagas, HTLV, HIV e Sífilis.

  3. Quem teve qualquer tipo de hepatite após os dez anos de idade, não pode doar sangue. A não ser que tenha sorologia (da época em que esteve doente) positiva para hepatite A em mãos.

  4. Pingback: Quero Saúde: Doe Sangue | Brabul.com

  5. Olá , doei sangue hoje e to muito preocupada, pois sei terminei com meu namorado no período de dois meses, e desconfio que meu ex tenha se relacionado com outras pessoas nesse período . Então não sei Oq fazer , se eu ligar pra lá tem como eles recusar meu sangue até eu fazer meus exames e ver que tá tudo ok? Obrigada!

  6. não, se você entrou em risco, o ideal é doar sangue apenas após um ano da exposição ao risco. Lembre-se que alguém já doente vai receber o seu sangue! A doação de sangue NÃO SERVE para fazer exames (espalhe isso).

    O ideal é que você procure o CTA (Centro de Testagem e aconselhamento) da sua cidade para fazer exames, podendo receber o resultado dos exames na hora!

  7. Então , eu não fiz pra fazer exames! Eu fiz pq sempre quis ser uma doadora , mas depois na entrevista falei pro meu namorado pois tava muito feliz em poder salvar vidas! A verdade é que eu não confio nele! E tem um ano que fiz exames, e o risco é menos de um ano! O que eu queria saber é oq posso fazer para evitar que caso meu sague esteja infectado para que outras pessoas não recebam pois não taria ajudando e sim prejudicando! Sei que o resultado vai dar negativo , pois fiz exames! Mas como nosso término foi recente tenho medo q de negativo e meu sangue esteja sujo. Então amanhã mesmo vou fazer vários exames… O que gostaria de saber êh oq fazer caso esteja infectado com alguma doença … Obrigada por me ajudar

  8. Entendi. Então só depois você descobriu que entrou em risco. O melhor a fazer é ir ao hemocentro que você doou e informar para a assistente social que só depois você descobriu que entrou em risco. Eles vão ver a data da sua doação e descartar a bolsa.

  9. Depois do sangue doado leva quanto tempo para eles usaram? É que vou viajar e não sei se consigo ir lá amanha … Só chego dia 09, será que posso fazer isso por telefone?

  10. Oii, já fui lá e eles excluíram minha bolsa… Muito obrigada!! Fiquei muito pensativa em relação a doar sangue , é muita responsabilidade … Além de vc ter certeza por vc , vc Tbm tem que ter certeza por outra pessoa… A minha mãe doou sangue por muitos anos quando era casada com meu padrasto que traiu ela várias vezes… E além de ele coloca lá em risco fazia ela colocar várias pessoas por causa da bacia imunológica, pois se a pessoa pega uma doença hj pode dar o falso negativo e ela pode colocar a vida do receptor em risco …imagina uma criança de 5 anos receber um sangue com HIV, epatite b, c!!! Ainda tem o preconceito com homem sexuais, embora mulher tbm faça sexo anal… É muito complicado doar sangue ! Mesmo vc sendo conservador se seu parceiro não for vc fica em risco… Acho que devia ser mais rígido o tratamento com o sangue e que as pessoas tivessem consciência quando vão doar, pois a única segurança é os exames tá em dia e fazer sexo com única pessoa e seguro , pois mesmo o sexo seguro vc entra em risco para doar! Tanta gente precisando de sangue e as pessoas que querem doar muitas vezes não conseguem por a rigidez nas entrevistas sendo que existe homens sexuais que tem um relacionamento mais seguro dq um homem com uma mulher .., eu só volto a doar quando meu futuro parceiro fizer o mesmo.

  11. Minha tia doa sangue , e o marido o trai , tem uma amiga que tbm doa, que vive em um rolo há quatro anos, e esse cara é maior pegador!!! E essas pessoas além de tÁ com a vida em risco coloca a Dd outras pessoas! E o namorado da minha amiga que maior pegador e sai por ai dizendo que doa sangue . … Tomara q essas pessoas tenham a consciência de pelo menos se prevenir quando traem. Meu ex teve um rolo com a menina que descobrir agora e ele terminou com ela e ela já tá com outro… Deus ajude que ele não tenha metido e tenha se previnido! Pois eu mato ele se ele me passou algo!! Desculpa O desabafo mas tô muito pensativa e tbm aliviada por não colocar a vida de ninguém em risco … Embora esteja preocupada comigo, mas vou esperar dois meses para fazer outro exame e fe em Deus aquele irresponsável não me pegou e nem passou nada! Fica com Deus! É tudo de bom pra vc!!!

  12. Olá Boa Tarde
    sou doador de sangue e nos últimos 06 meses eu realizei 03 doações, isso pode me prejudicar de alguma forma?

  13. Para seguir o calendário direitnho você precisaria doar a cada 3 meses, assim doaria 4 vezes durante o ano que é o seu máximo. Se já doou três vezes em seis meses resta apenas uma doação para o resto do ano. Você pode doar de dois em dois mas em 365 dias só deve doar quatro vezes; Faça um intervalo maior entre as doações =D Você pode ficar com anemia se doar mais que 4x no ano.

  14. Boa noite. A minha pergunta é a seguinte, tenho um relacionamento de três anos e meio e confio no meu parceiro, nunca fizemos o uso de camisinha, isso impede que eu doe ?

  15. Boa tarde! Minha duvida é se eu beber bebida alcoolica hoje, tenho que esperar quanto tempo pra poder doar? Obrigada.

  16. deve esperar doze horas se bebeu pouca quantidade. Se teve estado alterado de consciência (ficou embriagada), espere 72 horas para doar.

Deixe uma Resposta

