Posando para a Foto 3×4

Posso parecer fotogênica em fotos normais, mas não há quem me faça ficar, ao menos, parecida com o que sou realmente, em fotos 3×4. O mais irônico é que justo nelas, precisamos estar o mais parecidos possíveis com a realidade! Mas como, se o fotógrafo é um desconhecido e as condições onde são tiradas as fotografias são as piores possíveis? Não já jeito de fazer uma pose natural, diante de tal situação! Ou há?

Hoje é dia de tirar a foto para a renovação de minha CNH (Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como Carteira de Motorista). São 9h38 e eu já estou de bobes.

 À procura de uma luz, uma ajuda, uma esperança que seja, não encontrei NADA no Google, que me auxiliasse nessa empreitada tão difícil. Então, resolvi escrever, eu mesma, um pequeno manual que eu vou seguir hoje, na tentativa de fugir do lugar-comum da temível foto 3×4, em que sempre aparecemos incrivelmente horrorosas.

Preparação da Pele

Primeiramente, vamos limpar com o sabonete indicado pela dermatologista, uma vez que a pele é oleosa. Tonificar é preciso, com um algodãozinho. Refresca e limpa mais profundamente.

O primer irá fechar os poros e ajudar a fixar melhor a maquiagem. Capricho também nos locais onde a pele brilha mais: a zona T (testa, nariz, queixo).

Eu gosto de usar o corretivo amarelo, o que cobre as espinhas, antes da base. Faço um pinguinho charmoso em cada uma delas, e só depois eu espalho a base, com os dedos mesmo, porque o pincel – pelo menos, na minha pele – faz com que a base desapareça no meu rosto. Com os dedos, acho que ela aparece e cobre mais. Sinto-me mais segura. Só depois eu cubro as manchinhas com o corretivo no mesmo tom de pele. Para dar o acabamento aveludado, eu uso um pó solto, aplicado com um mega pincel de base.

Aprofundando o Olhar

Para não ficar com os olhos saltados, já que sou provida de olhos imensos e expressivos que se sobressaem se eu não der aquele sorriso aberto… uso a técnica do aprofundamento do olhar.

Primeiro eu cubro toda a pálpebra móvel com sombra preta. Simples assim.

Depois, uso o delineador em cima e embaixo, para marcar o olhar. Uso a sombra branca rente as sobrancelhas, para iluminar e arremato com a máscara de cílios preta.

O batom que vou usar, será um rosinha, que nem esse gloss da foto, mas não terá brilho. E talvez use um rosa um pouquinho mais puxado pro “malva”, que é mais fechado, porém não chega a ser escuro, a fim de que apareça na foto, mas não sobressaia mais do que os olhos.

A Roupa

Analisando todas as minhas 3×4 anteriores, concluí que golas são detonadoras desse tipo de foto. Um decote que não precisa ser tão profundo é melhor visto pois parece dar uma harmonia nas fotos. Estou falando de blusas com decotes e mangas. Tomara-que-caia vai fazer parecer que você está nua. Poupe-se, né? Eu escolhi essa aqui:

Estratégia para a pose

Li algo sobre quando não temos intimidade com o fotógrafo e fazemos cara “de nada”, quando tiramos retrato para documentos. Logo, o meu plano é o seguinte: criar uma intimidade imaginária com ele(a) antes da foto. Se a pessoa der espaço, por que não tentar se familiarizar? Perguntar como está sendo o dia, sorrir sinceramente, ser simpático, mesmo que não haja nenhum clima? Provavelmente, está ali, o dia todo, fazendo a mesma coisa… o desafio do dia será descontrair o ambiente para a execução foto.

Confesso que estou ansiosa para ver o resultado. Conta pra mim se você usou algum recurso para sair melhorzinha na 3×4… quando chegar a minha CNH eu prometo que mostro pra você que eu conto a minha experiência, porque eu mesma não sei se isso tudo vai dar certo…

Oremos!

Siga @brabul no twitter!

Deixe uma Resposta

