Tentar Agradar: Sempre o Pior Caminho

Quem nunca tentou agradar e mesmo se percebendo diante de uma situação ridícula, pensou estar fazendo a coisa certa e… se deu mal, levanta a mão!

Inspirada na minha última e desastrosa experiência amorosa, em que eu namorava o cara mais insensível, machista e egoísta do mundo e eu pensava: “está no começo, ninguém é perfeito, preciso ser menos exigente…”. Tentando explicar a mim mesma a burrice que eu estava fazendo.

Como depois do ato-falho vem a reflexão, acabei me lembrando dos caras que tentavam me agradar sempre  e que eu tinha os dois pés atrás com eles. Primeiro porque eu não me sinto confortável com alguém me bajulando o tempo todo. Não fui criada assim, fico até sem jeito. Segundo, por trás da bajulação, sempre há uma cobrança, com o agravante desta ser sempre maior do que você está disposto a dar.

A pessoa te trata bem, tudo bem. Mas quando começa a comprar coisas pra mim, exagerar no “lembrei de você” e fiz tal coisa… eu começo a viajar nas possibilidades em jogo. O fato é que sempre há um interesse disfarçado por trás. E isso espanta qualquer pessoa a partir do momento em que não sabemos de que interesse se trata.

O que significa? Quando mudamos o nosso jeito de ser só para agradar o outro, sem querer, acabamos afastando a pessoa, por termos a impressão de que existe algo obscuro por trás de toda ação, e o desconhecido sempre assusta, mete medo, repele.

Mesmo que, para nós, um agrado para o outro nos faça bem. É bem importante medir o quanto vai fazer bem ao outro e se ele se sentirá confortável a receber tal agrado. Um agradinho aqui, outro ali, vezenquando, é bem-vindo, afinal, todos nós precisamos nos sentir queridos. Contudo, ninguém precisa de um puxa-saco ambulante que te deixa vermelha o tempo todo, né?

Siga @brabul no twitter!

Deixe uma Resposta

