Minhas Doces Experiências em Floripa

Florianópolis, com certeza é uma das cidades mais aconchegantes do Brasil, na minha humilde opinião. Pequena, desenvolvida, limpinha, cheirosa (culpa dos ipês!), e minada de gente bonita por todos os campos. Não raro me apaixonar várias vezes por dia enquanto andava por aquelas ruas sulinas, por vezes fria, por vezes, infernal.

Floripa!

Tive a sorte de visitá-la por três anos consecutivos, em estações diferentes e ocasiões idem. A cidade é boa para eventos curriculares, passeio, para relaxar e também para paquerar, ou seja, uma ótima escolha em qualquer ocasião!

Na primeira vez, em 2007, fui para um curso de quatro dias. Estava ainda frio, em setembro, então aproveitei para desesenterrar os meus casacos do fundo do baú (já que moro em um forno chamado Belém) e estrear no que eu chamei de Jazz Floripa Fashion Frio, vide abaixo.

Floripa Fashion Frio

Aproveitei para aderir a um daqueles passeios pelo interior (dessas empresas de turismo) e cheguei a dar uma passadinha rápida em Balneário-Camboriú (praia, agito e badalação), Blumenau [a cidade germânica (foto), sede oficial da Oktoberfest] e Brusque (leve sua grana e uma mala extra para enlouquecer com as fábricas de malhas).

Vila Germânica

Desta vez, conheci a Cachaçaria da Ilha, um barzinho onde tocava música ao vivo (que é a preferência dos paraenses de trinta anos, como eu). O que me chamou a atenção foram os nomes curiosos dos drinks. Já pensou pedir um “Orgasmo” ao garçom? Era muito engraçado!

Também fui em uma boate, no Chico’s Bar, onde tocou uma banda de pagode! O pior é que eu me diverti muito e sem beber. Também havia muita gente bonita! E quero ressaltar: em Florianópolis, não são só os arrumadinhos da balada, mas também os seguranças, vendedores de lanches na rua, garis… é todo mundo lindo nessa cidade!! Limpei os olhos com tanto colírio!

Em 2008, voltei. Dessa vez, em fevereiro, no verão, para passear. Fui à tão falada Praia da Joaquina e, em um daqueles restaurantes, eu e uma amiga comemos a Sequência de Camarão, delícia sem igual! Cada camarão enorme e tinha de todo o tipo! Também aproveitei a night no John Bull, uma casa de shows para quem curte rock de verdade! Eu adorei e recomendo a todos!! Há mais detalhes (e mais fotos) de toda a viagem no diário de bordo que publiquei no meu blog pessoal em três posts.

Em 2009, foi a vez mais legal de todas! Fui em novembro para um evento do trabalho. Fiquei sozinha num hotel; pela manhã, ia ao evento e, à noite, aproveitava para conhecer a cidade. A primeira parada foi no Café das Artes, onde experimentei uma torta de framboesa (não tem essas frutas na minha cidade), com suco de morango. Veio uma garrafa inteira e eu só bebi um copo, então divida o suco com um amigo, ok?

Fachada @ Café das Artes

Café das Artes

Como estava sozinha, pude tirar muitas fotos do Centro, da Praça XV, da Catedral e de outras cenas que me chamaram a atenção. O bom de Floripa é que é uma cidade onde eu me senti muito segura. É óbvio que você não vai dar bobeira, mas não é o tipo de cidade que te dá medo de andar com uma câmera em punho e sair tirando fotos da cidade por aí. Ainda bem, porque é uma cidade linda e todo cantinho merece um flash.

Praça XV de Novembro

Catedral Metropolitana

Praia da Saudade

E, para finalizar, o passeio mais esperado! O Armazém Vieira!!! É um armazém antigo onde se fabrica cachaça. Tem umas coisas bem antigas e o lugar é super tradicional. O cheiro de pinga é inconfundível. Tudo bem que eu não bebo, mas ver aqueles barris e um lugarzinho todo formoso, apesar de antigo, até me emocionou. Os clientes costumam ser mais velhos e a especialidade da cozinha são as Ostras Gratinadas, que se tornaram o meu prato preferido!

Retrospectiva 2009 - Novembro

*Suspiros*. Faz tempo que não volto… já estou até com saudade! Esse post me fez dar uma repensada nesse negócio de desvendar lugares nunca antes por mim visitados, e fazer um repeteco nessa cidade que tanto amo…

Quem sabe, em breve, o destino não me leve até lá? Enquanto isso, eu me despeço com a foto do “até mais”, tirada do avião; e eu duvido muito que outra cidade tenha uma visão aérea mais linda do que a bela Florianópolis!

A Costa

Escrito em 06/07/11.

Deixe uma Resposta

