Ser Saudável por Inteiro

Pela definição da Organização Mundial de Saúde,  saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. E é com essa definição que vamos nos organizar para buscar a saúde plena.

Bem-estar Físico:

Para que o nosso corpo entre em equilíbrio, o ideal é nos preocuparmos, principalmente com o substrato que vai gerar a energia para que ele funcione bem: a alimentação. Refeições balanceadas, com um pouquinho de tudo, fracionadas para que sejam ingeridas a cada três horas, sempre lembrando de ingerir os difíceis dois litros de água por dia. E eu poderia brincar, dizendo que os excessos deveriam ser exceções. Depois de uma grande festa, muito carboidrato e bebida, no outro dia, deveríamos fazer uma desintoxicação com muitos sucos e caldos, porque fazer dieta em dia de festa pode te tornar um chato, não é mesmo?

Continuando, não se pode esquecer da importância dos exercícios físicos. Seja uma simples caminhada de 45 minutos até um esporte regular. O ideal mesmo seria intercalar atividades aeróbicas com atividades de fortalecimento muscular, para manter o coração firme e os ossos jovens e saudáveis.

Gosto, particularmente, dos exercícios que unem o físico e o mental em uma só atividade, como o yôga, pilates e  alongamento. Sem falar na dança que me abastece também a alma…

Cuidando da Mente

Muitas vezes subestimada, quando esquecida pode gerar consequências drásticas até para o nosso corpo e nossa vida social. Diante da urgência nossa de cada dia, estamos cada vez mais ansiosos, sobre estresse constante e, isso, por tempo prolongado, pode se transformar em reais transtornos psicológicos, passíveis de tratamento.

Estar alerta a mudanças de comportamento, fadiga mental, falta de concentração são boas dicas para cuidar um pouquinho mais de nossa saúde mental. Ter um hobby, algo que, por alguns momentos, roube a sua atenção para um mundo de fantasia onde problemas não existem é uma boa saída.

Mais uma vez, o esporte acaba sendo importante também nesse aspecto, mas poderia ser também uma atividade artística como pintar, tocar algum instrumento, até simplesmente jogar video-games, ouvir música ou ler.

Viver Socialmente

Ter amigos, um namorado ou mesmo sair com a família é importante também para a manutenção da saúde. Conviver, na verdade, é a verdadeira experiência que todo homem precisa para evoluir. Compartilhar momentos importantes, ajudar uns aos outros, discutir informações enriquece e colore a vida.

Que graça teria ganhar o jogo sem correr para o abraço da galera? Como sofrer sozinho? Dá para ser alegre o bastante sem compartilhar? Difícil, né? A solidão é importante, sim, mas a escolha dela como único refúgio também é patológica. Então, preste bastante atenção se, por acaso, você se isolar gradativa e progressivamente por algum motivo. Esse é um dos sintomas da tão temida (e na moda, nos dias de hoje) depressão.

Saúde Plena

Corpo, mente, sociedade. Esportes, hobbies, o compartilhar. O aprender constante, o ensinar.

Devo acrescentar aqui, por minha conta, o evoluir, a constante busca. Quando nossa vida está uma “mesmice” é preciso pensar e ser criativo para mudar. Aprender um idioma novo, tentar uma atividade diferente, começar uma arte nunca antes tentada. Desafios criados por nós mesmos também fazem bem para a saúde e tornam nossa vida mais rica e cheia de sabor.

Temos a tendência de reclamar e continuar na zona de conforto. É preciso ter coragem e motivação para mudar. E eu creio, sinceramente, que só tendo uma saúde plena para enfrentar o desconhecido. E é isso o que queremos todos, assim eu espero.

Esse é o primeiro artigo que será publicado na revista Estilo e Cia, que circulará pelo nordeste paraense, onde terei uma coluna fixa, falando sobre bem-estar, comportamento e saúde.

Siga @brabul no twitter!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s