DSTs: Você está exposto – Parte 2

Publicado em 6 de novembro de 2010 no blog Muita Pimenta!

Já comentamos aqui sobre a Herpes e o HPV, que são doenças altamente contagiosas, mesmo sem penetração, apenas com o contato pele-com-pele. Todas as doenças citadas no post anterior são visíveis e tratáveis. Geralmente, não cursam muito silenciosamente (exceto, no caso da Sífilis), sendo mais fáceis de serem detectadas.

Hoje vou abordar as doenças menos conhecidas, altamente perigosas, SILENCIOSAS (por não manifestarem sintomas claros) e que, para serem diagnosticadas, só mesmo com o exame sorológico. Para serem transmitidas, basta o contato direto com o sangue ou os fluidos sexuais (mulher pode passar doença para o homem SIM!). Nunca se esqueça que o trauma no sexo anal é maior, ou seja, muito mais provável de ter uma microfissura lá, pronta para receber a enxurrada de vírus que existe no esperma.

HEPATITES B, C e D

DSTs: Você está exposto   Parte 2Sobre hepatites, farei um apanhado geral sem muitos detalhes. Há vários tipos de hepatites virais que são diferenciadas por letras que vão da A até a E. As únicas que são sexualmente transmissíveis são as B, C e D (as demais são transmissíveis por alimentos contaminados com coliformes fecais).

Transmitidas PRINCIPALMENTE por via sexual, mas também podendo ser transmitida através de objetos contaminados (meninas, não compartilhem seus alicates e tesourinhas de unha – muito menos, pinças de sobrancelhas e lâminas de barbear!) , a hepatite deve ser temida, pois uma vez cronificada, causa complicações como aCirrose Hepática e o Câncer de Fígado, um dos mais agressivos e difíceis de serem tratados.

A boa notícia é que já existe uma vacina que protege contra a Hepatite B (que, por tabela também protege contra a D) – e se você não sabe se já está imune, é só pedir o exame Anti-HBS para o seu médico. Se ele já estiver positivo: ÓTIMO! Você está imune! Se não, é melhor se vacinar de novo.

A notícia ruim é que contra a Hepatite C ainda não há vacina e uma pesquisa demonstrou que 85% das manicuras são portadoras do vírus. Faça seu exame, se você costuma usar o alicate delas. SÓ-PA-SABÊ: o vírus só morre em autoclaves profisionais, aquelas usadas por dentistas. Aquela estufa mixuruca que tem no salão e esquenta o alicate NÃO MATA O VÍRUS!

A péssima notícia: uma vez portador, lamento, você não pode mais doar sangue ou transar sem camisinha PARA O RESTO DA VIDA.

HTLV – Vírus T-Linfotrópico Humano.

Traduzindo: são vírus transmissíveis por via sexual que tem afinidade com as nossas células de defesa, conhecidas como Linfócitos T. Além da via sexual também pode ser transmitido por via sanguínea (repetindo: NÃO EMPRESTEM SEUS ALICATES DE UNHA!).

Duas doenças foram definitivamente associadas com HTLV-I: leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL) e um quadro neurológico degenerativo crônico,mielopatia/paraparesia espástica tropical (PET) associada ao HTLV-I (HAM/TSP).

ATL cursa com aumento do fígado e baço (uma barriga de crescimento progressivo), lesões ósseas e cutâneas e necessita de tratamento com imunossupressores (remédios que acabam com a imunidade da pessoa, podendo transformar o que seria uma simples gripe em internações sucessivas por pneumonia).

PET cursa com fraqueza generalizada de todos os músculos – inclusive pode causar impotência também.O tratamento também é agressivo e causa efeitos na imunidade.

Se você pensa que, por não ouvir falar muito dessas doenças, elas são raras, está enganado. No hemocentro onde trabalho, há um grande indíce de diagnósticos sorológicos a cada mês. Sugiro que, se você já ousou ter um comportamento de risco transando sem camisinha ou mesmo compartilhando objetos cortantes, peça ao seu médico que lhe solicite a sorologia para o HTLV.

DSTs: Você está exposto   Parte 2

Você pode evitar todas elas usando camisinha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s