Projeto Sete Quilos: Quando Não Tem Academia

E aquela desculpinha que não tem grana ou tempo para ir à academia? Quem nunca usou?? A premissa do “quem quer arruma um jeito e quem não quer, arruma uma desculpa” cabe muito bem aqui.

Um dos maiores defeitos da minha querida academia é que ela não funciona nas tardes de sábado e nos domingos. Ok, o fluxo diminui, mas eu posso dizer: só porque a galera não está acostumada. Porque na minha ex-academia (chique, de ricos e esnobes), os domingos, sábados e feriados eram lotados e eu adorava ir aos domingos para nadar.

Enfim, agora acabou-se o que era doce. Troquei. Como proceder?

Caminhada com o cachorro

Golden RetrieverO melhor horário seria o comecinho da manhã ou o fim de tarde ou noite, para que o sol não queime sua pele. Vale lembrar de usar uns óculos escuros para não formar rugas entre os olhos, e uma boa camada de filtro solar. Para que queime alguma caloria, é preciso caminhar a passos firmes, coluna reta, abdome contraído, em ritmo compassado, no mínimo por quarenta minutos.

Use um tênis confortável e próprio para caminhadas ou corridas, ao parar para o cão descansar ou realizar suas necessidades, conte quanto tempo descansou e recomece a contar seu tempo assim que continuar a caminhada.

Corrida

Infelizmente, meu eterno problema de joelho ainda não em deixa correr. Mas correr ao ar livre parece ser uma das melhores atividades para o corpo e é completamente de graça! Então, se você não tem problemas de joelho como eu, aproveite sua capacidade e pare com as desculpas!

Exercícios Isométricos

São algumas posturas de força, em que você tonifica os músculos fortalecendo-os, sem que eles hipertrofiem. São contraindicados para quem tem hipertensão arterial, por acelerar os batimentos cardíacos. É importante manter a respiração durante as posturas, não precisa ser nada profundo, pelo contrário, mantenha uma respiração curta e superficial, mas jamais prenda a respiração.

Um dos exercícios isométricos mais famosos é a prancha. Onde você mantem o corpo  todo em contração (principalmente o abdome, para não sobrecarregar a coluna). Há algumas variações, menos e mais trabalhosas. sugiro começar com as mais fáceis, como na apoiada aos cotovelos (sobre uma superfície acolchoada), depois passar para a apoiada nas mãos e, só depois de muito treino, sobre a bola pequena.

Todos os exercícios isométricos, se feitos corretamente, “saram” a barriga e queimam gordura fazendo com que o músculo fique tonificado e forte.

Posturas de ioga também são ótimos exercícios isométricos. Fique até o momento em que não aguentar mais, sempre respirando. Você vai taquicardizar e suar. É absolutamente normal!

Clique para ver meu álbum de Yoga no Flickr

Depois volte para me contar os resultados. Já posso até adiantar que você vai ficar bem mais disposto durante o dia e sentir-se mais bonito e mais querido! Experimente!

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