Cuidando da Pele com Ácido

Vamos falar de coisas que realmente funcionam: os cremes com ácido retinóico e com ácido glicólico. Se você quer resultado sem gastar rios de dinheiro, a dica suprema é: use seu plano e saúde e vá a um bom dermatologista.

Afinal, esses cosméticos são apenas cosméticos. Ele cuidam da aparência da pele e não da saúde dela! Os ácidos além de serem úteis para o tratamento da acne, ainda diminuem a aparência das rugas e tornam-na mais viçosa, mais jovem.

Decidi escrever este post quando vi uma grande amiga comprando um “creme para rugas” daqueles de marca e eu perguntei a ela se ela já tinha ido à dermato. Ela me contou que a pele com ácido ficou vermelha e irritada. “Ficar feia para ficar bonita?”.

Bem… então vamos recapitular. Quem nunca ficou de máscara de argila por horas para ficar linda? Ou com bobes no cabelo para arrasar na festa? É esse o esquema!

Não façam isso em casa: passar creme, tirar foto e posar na internet assim!

Não façam isso em casa: passar creme, tirar foto e posar na internet assim!

As vantagens dos ácidos está basicamente no custo x benefício. O custo dos medicamentos é bem menor que o custo dos cosméticos e os resultados são certos e com base científica. E mais: a pele já está praticamente preparada para qualquer limpeza ou peeling (que também deve ser indicado pelo médico) e cada procedimento fará muito mais efeito do que se você não usasse nada.

Apenas o peeling químico feito pelo dermatologista pode retirar manchas e cicatrizes e devem ter a frequência que ele te recomendar. Não adianta fazer um peeling de diamante por mês… ele é muito superficial, dá uma aparência legal mas não faz efeito nas manchas e rugas.

Nas duas primeiras semanas no tratamento com o ácido a pele vai mesmo se sentir agredida, pode até ficar queimada – principalmente se você se esquecer de usar o filtro solar todos os dias e até nos dias nublados – e descamar. Normal! No comecinho você pode alternar as noites usando ácido e nos dias que não usar, aplicar um hidratante não-oleoso no lugar. O importante é persistir no tratamento e aguardar os resultados visíveis ainda nos dois primeiros meses.

Você vai começar a aplicar uma pequena camada no seu rosto limpo, meia hora antes de dormir, porque mesmo debaixo de lâmpadas sua pele pode queimar. Depois que você começa a utilizar, vai perceber uma vermelhidão nas áreas mais sensíveis. Eu fico bem irritada nas laterais do queixo e do nariz. E a pele começa com uma descamação bem leve (se você passar a mão, vai sentir a pele de desfazendo, então evite). Quando chegar a noite e você sentir a pele muito irritada, passe um hidratante (de preferência o recomendado pelo dermatologista) ao invés de repetir o ácido e só coloque quando sentir que a pele vai aceitá-lo novamente.

Em alguns sábados e domingos, eu arrisco colocar uma leve camada de Bepantol apenas nas áreas mais irritadas. Vai ser assim nas duas ou três primeiras semanas… mas depois, sua pele vai aparecer mais firme e é notável.

Resultado auxiliado por peeling do Ácido Retinóico

Resultado auxiliado por peeling do Ácido Retinóico

Junto com o ácido, é obrigatório o filtro solar de FPS 30, no mínimo. Eu gosto muito do Filtrum, do Minesol e o da Pharmapele (não confio muito neste último, por ser manipulado e não sofrer todos os testes das marcas vendidas em larga escala). Eu gostumo usar um sérum-hidratante com vitamina C que deixa minha pele como seda e ainda alivia qualquer irritação.

Para limpar a pele, costumo usar um sabonete antisséptico líquido ou a minha barrinha de argila (principalmente nas costas, onde tenho acne). E também borrifo água termal com vitamina C quando está muito calor, para refrescar.

A maquiagem realmente não fica tão boa nas primeiras semanas do uso do ácido, já que a pele tende a descamar, quando passamos base, ela aparece bem. Então, quando tenho uma festa, eu deixo de usar o ácido por uns três dias para poder colocar a base e o pó. Mas no dia-a-dia é cara lavada mesmo… só uso um rímel para dizer que estou arrumada e o batom.

Não se esqueça que só o dermatologista pode receitar o melhor ácido para o seu tipo de pele. E não pode engravidar durante o uso, então USE CAMISINHA!

60 pensamentos sobre “Cuidando da Pele com Ácido

  1. Comecei a fazer uso de ácido para tratamento da acne vulgar e interrompi , pois, minha pele ficou muito irritada, chegando a formar crostas. Achei interessante você usar o Bepantol nas áreas irritadas. Mas fiquei com uma dúvida: ele não vai promover o acumulo de oleo nos poros?

  2. eu só uso para aliviar, como a pele já está ressecada, ela vai precisar dessa hidratação, mas eu paro assim que ela melhora.

  3. Quanto tempo demora pra descamar totalmente a pele ? eu uso o acido Vitacid Plus e minha pele esta toda descamando, da ate pra notar a diferença na cor da pele, ta bem branca e as manchas sumiram, porem continua descamando muito…

  4. Sua pele ficou incrivel, demorou quanto tempo seu tratamento? você fez peeling no consultorio? quantas vezes ? rs
    Desculpa pelas diversar perguntas. obg

  5. usei um medicamento, quando fiz o peeling fiquei com umas manchas, mas após o tratamento com Vitamina D e A, melhorou bastante. Só que deu acne. Agora estou continuando somente com adapaleno.

  6. boa tarde eu usei um medicamento para o vitiligo só que provocou queimaduras no meu rosto por causa do ácido o que devo usar está uma mancha escura.

  7. Eu estou usando o Vitacid Plus e estou gostando. Minhas manchas sumiram depois das 4 semanas descamou pouquinho. Estou muito satisfeita. Já usei várias fórmulas indicadas pelos dermatologista e só agora tive resultado. Estou muito satisfeita!!!!!!!!!!!!!

  8. Olá, minha dermato receitou vitacid gel 0,025% mas pesquisei na internet e vi que tem muito cheiro de álcool, como sou um pouco alérgica fiquei com medo de usar, alguém que já tenha usado pode me falar a respeito ? Ou conhecem um que não tenha álcool ? Obrigada !

  9. Vitacid é a mesma tretinoína. Tem que passar bem pouquinho senão a pele irrita e descama. O que nada tem a ver com alergia. Alergia se caracteriza mais com urticária e sintomas respiratórios. Você só vai saber se tem alergia se usar mais de uma vez, porque na primeira você apenas se sensibiliza. caso tenha dúvidas, retorne à sua médica.

  10. Olá, estou usando o ácido na minha pele a 5 dias e ela está bastante irritada… Mesmo ela desse jeito eu passo fazer uma limpeza de pele?

  11. Me ajudem utilizei muito vitacid estou com uma coceira terrível nas cochas e está vermelha com bolinhas eu tirei a pele não sabia q não podia tirar…o q faço para diminuir essa coceira e pontadas….socorro

  12. Usei acido por 2 dias e minha pele está muito irritada e descamando bastante parei de usar.. Estou com medo de ficar com a pele muito manchada ! Uso protetor ao dia e a noite devo usar um hidratante ?

  13. Boa tarde!
    Fiz há dois dias um peeling com ácido salicílico e notei que formou crostas em algumas partes do meu rosto e duas manchas que tenho na maçã do rosto ficaram mais escuras. É normal, ou quando começar a descamar a pele essas manchas ficarão mais claras?

  14. Após o peeling que fiz em consultório dermatológico, posso fazer esse mesmo peeling caseiro? Claro tomando os cuidados básicos, como o tempo de +- 30 dias entre uma sessão e outra.

  15. não será o mesmo efeito. O peeling caseiro é muito superficial, uma vez que os produtos mais fortes só são vendidos para médicos, mesmo. Nem esteticistas podem usar. No mais, antes fazer peeling caseiro que em um esteticista. O efeito é o mesmo.

  16. Olá, estou usando o ácido, tem 2 semanas e meu rosto anda descascando demais na áreas das bochechas e perto da boca, minha dermatologista me passou um hidratante mais ele não controla a descamação, hoje passei um bepantol, melhorou mas vi que algumas espinhas querendo nascer 😢 , me indicaria algum hidratante que poderia acabar com essa escamação

  17. Usei esse vitacid acabou minha pele descamou ficou na carne viva derramando puz e agora ta uma coceira insuportável to lavando com sabonete axepisia ta piorando a situação to quase ficando doída

  18. mana, foi seu médico quem indicou? vc passou só um pouquinho ou muito? Usou filtro solar e evitou o sol a todo custo? Com o uso de ácido a pele fica mesmo sensivel e passível de descamação, mas inflamação com infecção secundária (pus) só quando a pele foi muito manipulada com mão suja.

    O melhor agora é usar sabonete neutro glicerinado e líquido (existe um na pharmapele que reconstroi a pele em tratamento com ácido).

    Mas não deixe de procurar o seu dermatologista para ele avaliar se vai precisar de antibiotico local para tratar a infecção

  19. mana, foi seu médico quem indicou? vc passou só um pouquinho ou muito? Usou filtro solar e evitou o sol a todo custo? Com o uso de ácido a pele fica mesmo sensivel e passível de descamação, mas inflamação com infecção secundária (pus) só quando a pele foi muito manipulada com mão suja.

    O melhor agora é usar sabonete neutro glicerinado e líquido (existe um na pharmapele que reconstroi a pele em tratamento com ácido).

    Mas não deixe de procurar o seu dermatologista para ele avaliar se vai precisar de antibiotico local para tratar a infecção

  20. Estou fazendo tratamento com ácido já faz uma semana e a minha pele estar muito vermelha, porém não descamou ainda. E outra coisa, quanfo eu coloco o protetor a minha pele arde um pouco é normal?

  21. Oi flor minha pele debaixo dos olhos ta MT flácida e ao redor dos olhos parece como rugas depois q comecei usar o acido vai fazer quase duas semanas isso é normail

  22. Comecei a utilizar o ácido a 2 dias minha pele esta um avermelhada e descamando bastante, parei de usar agora pois este final de semana tenho uma formatura, posso usar maquiagem normal, o bepantol vai ajudar a melhorar a descamação?

  23. Boa tarde estou usando a 1 semana o defferin gel 0,3 em noites alternados e quando nao uso ele passo o C superieur concentrado 16% o sabonete que eu estava usando era o effaclar gel concentradado para pele oleosa e acneica que acabei comprando por engano ,quando na verdade era para usar o gel de limpeza para pele mista e sensivel. Resultado minha pele esta toda vermelha,descamando e ardendo muito, sera que devido o erro do sabonete que contem acido tb estou sofrendo tanto? Me ajuda

  24. Estou usando o ácido por aproximadamente 1 mês, e na quinta fiz o peeling quimico, minha pele começou a descamar e a minha esteticista tirou todas as peles com algodão, como minha pena ja estava muito sensível devido ao tratamento, está toda vermelha e ardendo muito, estou com uma sensação de queimadura. Estou aplicando o bepantol. Teria algo que você me recomendaria?

  25. boa tarde, queria saber , uso o vitacid acne em gel.. ja tem dois dias, semana que vem na quinta feira vou fazer um peeling de diamante ,, vou parar o vitacid por 3 dias e fazer o peeling de diamante sera que tem algum problema? fazer o peeling de diamante junto com o vitacid.. já que vou dar um tempo de 3 dias .. obrigada

  26. Estou usando vitanol a…minha pele tem descamado bastante…utilizo filtrum solar hidratante, mas ainda sim, ressecou bastante…

  27. tente passar um pouco menos, principalmente nas áreas mais sensíveis e hidratar sempre! Evitando o sol ao máximo.

  28. Olá! Usei ácido retinoico (vitanol a, creme 0,25mg) por duas semanas. Parei pois minha pele ressecou demais,mesmo usando pouca quantidade e hidratando demais. Mas o pior é que a minha pele enrugou demais.
    . as bochechas.. Área dos olhos.. Ganhei rugas que eu não tinha. Já fui na dermato e ela me passou um creme com base de vitamina c e me falou que com o tempo vai voltando ao normal. O problema eh que já passaram muitos dias e não voltam. Sera q esses danos são irreversíveis mesmo , como eu to achando que é?
    Pq se for.. Pelo amor de Deus.
    Eu não indico isso.. Acabou com meu rosto… E olha que tomei todas as cautelas possiveisssss! Todas mesmo. Estou muito triste.

  29. paciência que vai melhorar. Talvez não tenha sido bem indicado para sua pele. O ácido é um medicamento e só deve ser indicado pelo médico. Enquanto você se recupera, evite o sol, hidrate a sua pele com o que a dermatologista passou e paciência. A Vitamina c é realmente ótima para a pele.

  30. Ola , estou usando o acido retinoico 0,025% hidroquinona 4% , manipulado , minha pele nao descama tanto , fica um pouco vermelha , tenho muitas manchas na area da bochecha , esta clareando mais , pois demora um pouco , estou usando a 1 mes e 20 dias
    é normal nascer algumas espinhas durante o tratamento.
    E o

  31. Estou passando acido glicolico a 8 dias e ontem apareceu uma marca, tipo, de queimadura, mas eu não saio de casa, isso é normal?

  32. O ácido glicólico não costuma causar manchar ou queimaduras. O post é sobre o acido retinoico que causa mais sensibilidade. Verifique com o seu médico se vc nao tem alguma alergia a componentes do produto. =D

  33. boa tarde usei o acido manipulado acido synoveiar e acido teixane e me queimei fcquei com manchas preta q faco?

  34. o acido retinoico deve ser apenas indicado por um médico. Pergunte ao seu dermatologista que ele deve avaliar a sua pele, antes de responder.

  35. Estou usando ácido a pouco mais de um mês, gostaria de saber se é normal aparecer algumas espinhas durante o tratamento.

  36. Estou usando o acido retinoico e a minha pele está muito irritada Estou preocupada com medo da pele ficar manchada parei de usar acido. Usei durante sete dias.

  37. Olá, estou usando o Vitacid para tratamento da acne, e gostaria de saber se posso usar um fiktdo filtro solar com base?

Deixe uma Resposta

