Alimentos Funcionais: comer bem é o melhor remédio

Alimentos funcionais são aqueles que possuem alguma substância em destaque que influenciará no melhor funcionamento do nosso organismo em algum aspecto. É como se utilizássemos o alimento como um medicamento, porém, sem o uso de conservantes e outros produtos deletérios ao organismo, quase sempre associados às drogas vendidas na farmácia.

Muitos esquecem que medicamentos possuem efeitos adversos, somente devem ser usados após a avaliação criteriosa do médico em relação ao custo-benefício. Já os alimentos, necessitamos apenas saber se você tem alergia ou é intolerante a ele.

Neste texto, baseado em dados coletados no Med Help, vamos citar alguns alimentos funcionais e para que servem, quando e quem podem ajudar. Além de serem uma delícia…

Cocktail

Cerejas

Diminui os efeitos do Jet Lag (a fadiga de viagem, quando você muda repentinamente o seu ciclo circadiano, devido a alterações no fuso horário) por conter uma substância chamada melatonina, um hormônio que regula as funções do sono. Leve um punhado de cerejas com você na próxima vez que viajar.

Hortelã

Além de espantar o mau-hálito, a hortelã é um antiespasmódico que relaxa a musculatura lisa dos intestinos, aliviando os sintomas de quem sofre da temida Síndrome do Cólon Irritável.

Iogurte

Além dos benefícios já conhecidos de melhorar a pele, reduzir a acne e sintomas atópicos decorrentes de alergias, ele também alivia os sintomas de quem tem Síndrome do Cólon Irritável, regularizando o intestino, por conter micro-organismos probióticos essenciais para o bom funcionamento desse órgão.

Corpus Light

Ainda é meu preferido, levando em conta o sabor e o número de calorias. (Exceto o de ameixa que tem o gosto horrível.)

Chá de Camomila

Um dia faço um post inteirinho para chás (mentira!), mas o chá de camomila serve para muita coisa! Além de clarear cabelos, pele, dar uma acalmada nos ânimos, você ainda pode usar os saquinhos sobre os olhos quando estiver com eles inchados por qualquer motivo, seja uma noite mal dormida ou um ataque de chororô. É importante colocar o saquinho já bem frio, porque o calor pode dilatar seus poros e ainda queimar a sua pele sensível ao redor dos olhos. Até o cheirinho do chá de camomila já dá uma relaxada. Experimente e conte-me!

Gengibre

Um alimento que amo, seja pelo gosto ou pelos seus efeitos. Para começar, ele é termogênico, emagrece, melhora o hálito e ainda serve para náuseas. O gengibre neutraliza a acidez estomacal e relaxa os músculos. Pode ser usado também em grávidas, com segurança, para os enjoos causados pela gestação.

Canela

Um pouco de canela ajuda o fluxo sanguíneo e melhora a forma de como a insulina e o açúcar são transportados na corrente sanguínea. Desde que descobri isso, sempre coloco uma pitada de canela em pó no meu cereal do café da manhã.

Leite

O leite, além de conter cálcio que fortifica os ossos, também contém triptofano que é um indutor do sono. Para insônia, você pode tomar tanto uma xícara de chá de camomila como um copo de leite morno. E você pode adoçá-los com mel que também é um sedativo leve. Bons produtos para a última refeição do dia: a ceia.

Pimenta

Red Hot Chilli Pepper

A pimenta contém uma substância chamada capsaicina que tem o poder de aliviar a dor na artrite. Também pode aliviar os sintomas da psoríase, e na neuropatia diabética (falta de sensibilidade tátil). Mas não se pode exagerar porque seu excesso causa azia e hemorróidas!

Mel

Além de leve sedativo, também melhora a tosse! Nossa avó já falava para tomarmos uma colher de mel durante a gripe. E elas tinham razão!  Além de antitussígeno, ele ainda vai melhorar a sua imunidade, além de ser bem mais gostoso que qualquer xarope! só se deve evitar em crianças menores de um ano, ok? E também não cabe exagerar na dose, pois é um alimento muito calórico e doce.

Eu poderia me perder aqui falando em alimentos funcionais, mas não me estenderei muito senão fica chato.

E como eu sempre recomendo:  para comer bem, uma orientação (também conhecida como visita à nutricionista) e vergonha na cara sempre valem a pena!😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s