Cavalheirismo ou Gentileza?

Cavalheirismo é machismo? Machismo benevolente ou não? Inspirada pelos textos mencionados, senti-me um tanto impelida a escrever sobre o assunto. Eu me considero, sim, uma feminista. Feminista feminina não-radical. Questiono tudo e todo texto em faz refletir, só então eu chego a uma conclusão, às vezes, nem isso.

Posso tentar explicar e me enrolar, mas você que é meu leitor, há de me perdoar de antemão. Não sou contra as gentilezas, muito pelo contrário, faço por onde e também espero o mínimo dos outros. Abro a porta do elevador para quem quer que seja e esteja com as mãos todas ocupadas. E agradeço muito a quem fizer o mesmo por mim. Mas eu não quero que a pessoa faça apenas porque eu sou uma mulher “incapaz” disso e de outras coisas, como rachar uma conta de restaurante.

"Sempre segure a porta para quem estiver atrás de você. Não porque ela é uma dama e sim, porque você é educado!".

“Sempre segure a porta para quem estiver atrás de você.
Não porque ela é uma dama e sim, porque você é educado!”.

Toda linha, nesse aspecto é tênue. Outro dia, estava na musculação, e minha barra caiu do banco. Eu estava de costas e um conhecido ajeitou a barra pra mim, assim como colocou as anilhas que pesavam apenas cinco quilos cada uma. Sorri e agradeci. Não vi maldade ali. E não havia! Ele não estava me chamando de incapaz, até porque sabia que eu estava ali para levantá-las. Mas já que eu iria precisar delas arrumadas, ele foi cavalheiro ao arrumá-las pra mim. Espero apenas que não tenha feito só porque eu vestia lycra e estava gostosa, como alguém poderia sugerir. E quem vai questionar isso ali na hora? Eu é que não vou.

De qualquer forma, todo radicalismo é um engano. Nem todo cavalheiro é machista. Mas muito cavalheirismo esconde, sim, um machismo benevolente. Principalmente se o cara faz questão de ser “cavalheiro” com a mulher com quem sai, mas é estúpido com o garçom, por exemplo. Diz um dicionário online:

(ca.va.lhei.ris.mo)

sm.

1. Qualidade ou atitude de cavalheiro; CIVILIDADE; CORTESIA; DISTINÇÃO; GENTILEZA; NOBREZA: Seu cavalheirismo agrada às mulheres.

[F.: cavalheiro + -ismo.]

É simples. Não preciso ficar analisando se o cara me ajudou com os pesos porque era machista, se na hora, eu me senti agradecida pela gentileza e sorri. Eu poderia ter feito o mesmo com qualquer outra pessoa, até um bailarino (já que minha academia é cheia deles), se estivesse disposta e eu não me sentiria “cavalheira” por causa disso. Se conseguisse arrancar um sorriso, valeria a pena.

Agora, sim, eu me irrito com homem que quer pagar a conta inteira do restaurante. Até porque, eu ganho muito bem, e consigo pagar a conta, e outras coisinhas mais. Afinal, eu me sustento sozinha. Isso sim, até me ofenderia! Mas tudo é muito relativo!

Acho que bom senso nunca vai fazer mal a ninguém. Mulheres são machistas? SIM. A maioria delas. Querem que eles façam tudo, paguem tudo e se colocam um preço (“pelo menos o motel, ele quem tem que pagar”). Valha-me Deus! E essas são as mesmas que chamam qualquer mulher mais liberal de prostituta. Hum… sei, não!

Homens também são machistas? Muitos! Muitos homens e mulheres nem tem ideia do que é feminismo? SIM!!! Feministas só querem direitos iguais, ganhar igual, ser valorizada igual, não ser julgada pelo sexo e sim por sua competência.

Feminismo

Isso será possível um dia? SIM. Mas só quando TODO MUNDO entender que o feminismo é apenas o que coloca a mulher TÃO LIVRE QUANTO o homem. Qualquer postura que aprisione, é machismo. Qualquer coisa que imponha limites em nossas capacidades, é machismo.

Mais ou menos isso...

Mais ou menos isso…

Toda gentileza é muito bem-vinda. Cavalheirismo incapacitante, NÃO!

Um pensamento sobre “Cavalheirismo ou Gentileza?

  1. Exagero. Eu acho que essa é a palavra que define esse tumulto recente em torno do feminismo. Desculpa quem pensa diferente mas educação, simpatia e gentileza, para mim, nunca vão ser demais. Não me sinto menos capaz por conta disso.

Deixe uma Resposta

