A Lenda do Muiraquitã

Muiraquitã

O Muiraquitã é a escultura em forma de sapo utilizada pelas mulheres do Tapajós como amuleto para prevenir doenças e evitar a infertilidade. A crença se espalhou pelo Amazonas e chegou ao Caribe e foram encontrados até na Europa, no século XVIII. Alguns arqueólogos acreditam que tenha sido um objeto de troca entre as elites. acreditava-se que evitavam cálculos renais e epilepsia. 

Os primeiros Muiraquitãs foram encontrados nas proximidades dos rios Nhamundá e Tapajós e podem até ser encontrados em museus de Santarém, no Pará.

A lenda afirma que os Muiraquitãs eram oferecidos pelas guerreiras icamiabas aos homens que visitavam anualmente suas tabas. Uma vez por ano, durante a festa da lua, elas recebiam os guerreiros guacaris e, com eles, acasalavam. À meia-noite, elas mergulhavam nos rios e traziam nas mãos, um barro verde em forma de sapo e presenteavam seus amantes.

As mulheres usavam o pingente em tranças de seus cabelos e os homens, como amuleto.

Até hoje, o Muiraquitã é considerado um objeto sagrado que traz felicidade, sorte e também cura quase todas as doenças de quem o possui.

Fonte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s