Dicas para Quem fez Besteira no ENEM

Crianças, sei que são novinhos e essa é a pré-estreia de muitos de vocês na vida adulta. Ninguém disse que ia ser fácil e a partir de agora, as coisas tendem a piorar. Tudo o que vocês fizerem hoje terá reflexo imediato no seu futuro e somente você será responsável por isso.

atrasilda

Para quem chegou atrasado

Aprenda. Não adianta chorar pelo leite derramado! Na próxima prova, tente chegar antes da abertura dos portões. Assim que abrir o portão, você entra para fazer o reconhecimento do local. Pegue a melhor carteira. Para mim sempre é a última, pode ser a do cantinho no fundão, desde que seja longe da frente do ar-condicionado (que vai te fazer urinar antes do tempo ou ficar com as extremidades frias, incomodando na hora da prova).

Faça o reconhecimento da instituição. Vá ao banheiro, lave as mãos, olhe-se no espelho e sorria confiante. Isso acalma. Faça amizade com o fiscal, seja simpático, leve uma água. Assim você não vai vê-lo como um nojento opressor. E ele, por sua vez, também vai relaxar e deixando em paz – o que não significa que te deixará livre para colar. Por  favor!

Checagem de Material

Cheque se você tem canetas pretas suficientes (você deveria ter feito isso na véspera, mas se não fez, corra na frente do prédio que sempre tem alguém vendendo essas canetas pelo dobro do preço, para se aproveitar da sua lerdeza!). Eu sempre levo um lápis e um apontador porque gosto muito de escrever nas provas, marcar palavras importantes que ajudem a minha concentração. uso as canetas somente para o cartão resposta. Mesmo assim, levo umas três porque Murphy não perdoa.

Leve uma barra de cereal e uma garrafinha de água. Está comprovado que manter-se hidratado durante atividades intelectuais melhora o rendimento nos exames. A barrinha você vai comer assim que fizer três horas de prova. Geralmente, não é aconselhado levar um relógio de pulso, mas o fiscal deve colocar no quadro o horário a cada uma ou meia hora. Se não fizer isso, peça para que faça – antes de a prova começar, claro!

Em períodos de jejum prolongado o cérebro não trabalha direito, então leve um alimento, uma barrinha de cereal ou uma maçã. Chocolates podem ajudar se você não conseguiu dormir direito.

Café da Manhã e Almoço

Em dia de prova, esqueça a dieta. Você deve comer carboidrato suficiente para se manter alerta mas não exageradamente ao ponto de ficar com sono. Se a prova for de manhã, capriche nos grãos que vão te dar suporte de proteína também. O ideal seria um lanche com cereal, fruta e café com leite. Pode ser um pão com queijo, café e suco. O café ajuda a ficar mais esperto. Não se esqueça da fruta, mas evite mamão, suco de maracujá e ameixa. Você não vai querer ter vontade de fazer o número dois durante a prova, né? Dê preferência à banana e a maçã que são constipantes.

Breakfast

Ceia de véspera

Antes de dormir, vale a pena investir em alimentos calmantes como chá de camomila ou suco de maracujá adoçado com mel. Fazer uma oração ou meditar antes de dormir também é uma ótima pedida que via te ajudar a se concentrar melhor no outro dia.

Se você nunca meditou, procure um Vídeo no Youtube, de preferência em um laptop programado para desligar assim que o vídeo terminar. Assim, se você dormir, o aparelho pára de emitir as ondas eletromagnéticas que podem atrapalhar o seu sono.

Celular Não É Opção!

Para não cair em tentação, deixe o celular em casa. Se você tem vício em redes sociais, sinto informar que isso já é um indício que será mais difícil você passar. Mas enfim, pelo menos no dia da prova, desligue assim que entrar na sala. Assim ele não toca, não te atrapalha e não te deixa nervoso para ver aquela mensagem da sua gata (prioridades, mano!).

Renan no enem

Nada de postar algo durante a prova!!!

Celular ligado só para ligar pro pai depois da prova!!!

Vamos ensaiar ser adulto, só dessa vez?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s