O Dia dos Mortos

O dia dos mortos é muito celebrado na cultura mexicana. Cheguei a fazer um trabalho sobre isso, quando eu estudava espanhol. É tipo um carnaval mórbido que começa no dia 31 (dia das bruxas) e finda no dia 2. A Wikipedia comenta que esse ritual veio das civilizações mais antigas da Terra (astecas, maias, purépechas, náuatlestotonacas) – ou seja, invenção dos exilados de capela. Aquele povo mais adiantado que não conseguiu evoluir suficientemente quando o seu planeta, e acabaram vindo cair aqui no nosso. Talvez eles soubessem mais que nós, desse papo de reencarnação e vida eterna.

dia_de_los_muertos_

Por aqui para estes lados, Brasil tende a lamentar a perda dos entes queridos, ir a cemitérios, enfeitar os túmulos com flores e acender velas. como eu não curto cemitério (um lugar onde muita gente triste e apegada se concentra), eu escolhi celebrar junto com os mexicanos.

Eu acredito no espiritismo, na vida eterna e na visita dos entes queridos. Converso com eles através do meu pensamento, agradeço pelos ensinamentos, peço perdão pelos erros que cometi (embora eu saiba que eles, certamente já os perdoaram). E é gostoso de lembrar, sabe?

Tia Esmeralda cantando pra gente, fazendo xixi na calça de tanto rir!! Leopoldo roubando meu diário na oitava série. Tias Júlia e Anita sempre nos presenteando com sabonete Phebo (até hoje, o cheirinho me faz lembrar delas)! Os tapetes artesanais que faziam e nos davam de presente. Tia Isaura, sempre nos ensinando que banana faz muito bem à saúde!

Papai falando de sexo como se fosse normal naquela época =P Assistindo Carrossel e não gostando de perder uma só cena. A banda em que eu era vocalista e tocava teclado. Ele mostrando as gravações para toda a família e eu morrendo de vergonha.

Dalsin, meu querido, sempre nos ajudando nas acrobacias mais difíceis! A gente fazendo segunda altura na praia, ele sempre dizendo que iria se casar comigo!! Nossa gravação de salsa no treino. Menino magrinho, mas era o mais forte de todos!! Como dizia Rebeca: “Ele sabia usar os músculos. Tem gente que tem músculos e não sabe usar!”.

2alturacomdalsin

São tão boas as lembranças!! Que é melhor lembrar com carinho aqui em casa do que relembrar o sentimento horrível de ter que se despedir e alguém no cemitério.

Essa foi minha escolha. Gratidão a todos!

Deixe uma Resposta

